A Praça Quinze de Novembro, mais conhecida como Praça XV, é a mais antiga do Rio de Janeiro. E, quando chega o final de semana (mas não só!), também se torna um espaço super disputado por cariocas e turistas que vão para lá curtir as várias opções que a praça tem para oferecer. Por isso, veja o que fazer na Praça XV e os principais motivos para conhecer esse lugar histórico!
1 – Conhecer o Paço Imperial
O Paço Imperial é um dos mais importantes edifícios no Rio de Janeiro, que já foi residência do governador e do Vice-Rei no século XVIII. Mas, além de ser considerado um patrimônio histórico, o Paço funciona como um espaço multicultural, com uma programação variada de artes visuais, cênicas e musicais.
O local conta ainda com lojas, restaurantes e biblioteca, com obras raras dos séculos XVI a XVIII sobre arquitetura, engenharia e literatura brasileira e portuguesa. A visitação é gratuita!
📌Praça XV de Novembro, 48 – Centro
📅Terça a domingo, das 12h às 18h
💵Entrada gratuita | Mais informações aqui!
2 – Passear pelo Arco do Teles
A Praça XV também abriga o Arco do Teles, um marco arquitetônico da antiga residência da família Telles de Menezes, que liga a Praça à Travessa do Comércio.
Com forro de madeira e ombreiras de cantaria, a passagem do Arco se tornou um dos lugares de fervo dos cariocas e turistas, já que está sempre bombando com seus bares, restaurantes e festas durante todo o dia, principalmente nos fins de semana.
📌Praça XV de Novembro, 34A – Centro
📅Aberto 24 horas
3 – Garimpar na Feira de Antiguidades
Ir à Praça XV aos sábados é se deparar com um mar de objetos, roupas e peças decorativas por toda a parte. Isso porque a tradicional Feira de Antiguidades acontece aos finais de semana e se tornou parada obrigatória para quem ama garimpar!
Vale reforçar que a Feira começa bem cedinho, a partir das 6h da manhã. Então, se você gosta de ver tudo com calma, a melhor pedida é ir logo nos primeiros horários, que costuma ficar mais vazio. Se for um sábado de sol, aproveite para explorar todo o entorno da praça!
📌Largo do Paço – Centro
📅Sábados, a partir das 6h
💵Entrada gratuita | Mais informações aqui!
4 – Visitar os centros culturais dos arredores
O Paço Imperial é um dos diversos centros culturais que existem nos arredores da Praça XV. Assim, se estiver passeando pela região, você tem várias opções por perto para explorar. Entre elas, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o CCBB, um dos museus mais visitados do mundo!
Coladinho ao CCBB, você também pode conhecer a Casa França-Brasil ou ainda o Centro Cultural dos Correios, que acabou de inaugurar uma nova exposição! Outra pedida é visitar o Palácio Tiradentes, que agora possui visitas guiadas e gratuitas durante a semana!
5 – Entrar na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Popularmente conhecida como Antiga Sé, a Igreja já foi sede episcopal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro até 1976. Localizada na Praça XV, o lugar chama a atenção pela arquitetura externa, mas a decoração do seu interior é de tirar o fôlego!
Isso porque a igreja tem uma estética rococó, com talha dourada que cobre a capela-mor, arco-cruzeiro, capelas laterais, nave e teto. Quem esculpiu a talha foi Inácio Ferreira Pinto, um dos maiores artistas dos tempos de colônia. E mais: na Igreja, também está parte dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral.
📌Rua Sete de Setembro, 14 – Centro
📅segunda a sexta, das 8h às 16h (secretaria)
6 – Curtir as rodas de samba nas ruas
A Praça XV é cercada por ruas paralelas e você pode apostar que, em todas elas, vai ter uma roda de samba rolando. Por isso, se quiser uma dica certeira para se divertir no fim de semana, vá curtir um samba no Centro da Cidade.
Uma das ruas mais movimentadas é a Travessa do Ouvidor, onde a galera costuma se reunir para petiscar, tomar uma cerveja e cantar os sambas a plenos pulmões. Mas não faltam outras opções em volta para aproveitar também!
7 – Pegar a barca para uma escapadinha
Como já deu para notar, a Praça XV tem muita coisa para fazer o dia inteiro. Mas se a sua ideia é escapar de tanta agitação, adivinha onde pode ser o seu ponto de partida? Isso mesmo, na Praça XV.
Isso porque lá está um dos terminais das barcas, que saem para diferentes pontos da cidade, como Niterói e Paquetá. Só não deixe de consultar primeiro o site oficial para saber mais sobre itinerário, valores e horários de embarque e desembarque!