Sábado de sol é sinônimo de praia no Rio de Janeiro? Não necessariamente! Sabemos que o carioca não gosta de dias nublados e também não resiste ao mar e ao mate geladinho nas areias, mas a praia é apenas um dos muitos lugares para visitar no Rio e curtir um final de semana ensolarado.
Aliás, o que não falta na Cidade Maravilhosa são opções de programas diferentes e divertidos para se fazer em um sábado de sol. Por isso, confira nossas dicas imperdíveis de lugares para visitar no Rio de Janeiro e atualize já a sua lista!
Pegar o bondinho e passear por Santa Teresa
Um dos bairros mais charmosos da cidade, Santa Teresa está na lista dos lugares para visitar no Rio, porque tem muitas opções gastronômicas, culturais e históricas para explorar. No entanto, ir à Santa Teresa e não passear de bondinho é como ir à Itália e não comer pelo menos um prato de massa fresca!
Por isso, a sua ida ao bairro tem que começar pelo bondinho. Aos sábados, ele já começa a circular às 9 da manhã e, no site oficial, tem mais informações sobre horários e trajetos. O bondinho circula por diferentes lugares em Santa Teresa, mas você não precisa fazer o trajeto completo, se não quiser.
Inclusive, a boa é subir Santa Teresa de bondinho e descer o bairro a pé, para apreciar a vista privilegiada da cidade e ainda se deliciar com as comidas e drinks que encontrar pelo caminho.
Curtir uma feijoada em uma quadra de escola de samba
Além da praia, o samba também tem seu lugar garantido no coração do carioca. Quando o Carnaval se aproxima, então, as quadras das escolas de samba fervem com muito ensaio, batuque, cerveja e gente bonita. Por isso, elas estão na lista de lugares para visitar no Rio!
Nesse caso, vale muito a pena aproveitar um sábado de sol para degustar as tradicionais feijoadas que costumam rolar ao longo do ano. Em fevereiro, por exemplo, vai rolar a feijoada de sábado na quadra da Portela junto com o Cordão do Bola Preta, entre outras atrações – confira mais informações aqui! E não se preocupe com a digestão: com tanto samba no pé, você fica até com mais fome!
Garimpar peças na Feira de Antiguidades da Praça XV
O que você imaginar de objetos e artigos diferenciados você certamente vai encontrar na Feira de Antiguidades da Praça XV, no Centro da Cidade. O passeio já vale pela história: a feira cultural acontece todo sábado, no mesmo lugar, desde 1970!
Então, se você não sabe o que fazer em um sábado de sol, a sugestão é pegar o metrô, descer na estação Carioca e ir em direção à Praça XV para garimpar as melhores peças de roupas, discos raros de vinil ou ainda aquele objeto inusitado que está faltando na decoração da sua sala de estar. Pode chegar cedinho, porque a feira começa a funcionar a partir das 6 da manhã!
Fazer um piquenique no Parque Lage
Com muito verde e uma vista linda para o Cristo Redentor, o Parque Lage é um espaço queridinho no Rio de Janeiro para quem quer curtir o sábado de sol com tranquilidade e lazer. A dica é aproveitar toda a natureza e os jardins ao ar livre para fazer um piquenique, cheio de comidinhas gostosas, escutando uma boa música ou lendo um livro.
Como o palacete histórico também abriga a Escola de Artes Visuais, não é difícil se deparar com alguma exposição ou ocupação feita pelos próprios alunos pelos arredores. E não deixe de registrar o passeio com uma foto na beira da piscina do Parque. É clichê, mas quem não ama um clássico?