O Rio de Janeiro é naturalmente lindo, então o que não faltam são opções gratuitas para curtir a cidade ao máximo. No entanto, se você não sabe o que fazer com tanta opção, reunimos aqui algumas dicas de passeios gratuitos no Rio de Janeiro que são imperdíveis! Confira nosso guia!
Índice
Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
1. Copacabana
Se não for para ser clichê, então melhor nem começar! Mas, brincadeiras à parte, não tem como não falar da praia de Copacabana com o calçadão mais famoso do Brasil! A ‘Princesinha do Mar’ merece toda a fama que tem e, o melhor de tudo, você pode apreciar de graça!
2. Ipanema
Você sabia que Ipanema está entre as melhores praias do mundo? Pois é, vale muito a pena o passeio pela orla de Ipanema, não só para apreciar o mar, mas também para curtir a vibe descontraída do bairro.
3. Leblon
Que tal se sentir uma protagonista de uma novela do Manoel Carlos? Pois para ter um dia típico de Helena, é só chegar ao bairro do Leblon – afinal, olhar não custa nada! Além disso, ao chegar lá, não deixe de dar um mergulho no mar e fazer um passeio pelo calçadão!
4. Praia Vermelha
Diferentemente das praias mais clichês, a Praia Vermelha é menor e mais sossegada. Por isso, muitos cariocas adoram pegar um sol e relaxar por lá. Para quem curte caminhar pela natureza, vale aproveitar a Pista Cláudio Coutinho, que fica bem coladinha à praia, do lado esquerdo.
📌Praça General Tiburcio, – Urca
5. Pôr do sol no Arpoador
O fim de tarde no Rio de Janeiro é imbatível! Por isso, aproveitando a temática praia e seguindo com os clichês cariocas, ir ao Arpoador para curtir o pôr do sol é um dos passeios gratuitos no Rio de Janeiro que você não pode deixar de fazer. Não esqueça de aplaudir!
📌Avenida Francisco Bhering, s/n – Ipanema
Praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro
6. Praia da Barra
Indo para o outro lado da cidade, a Praia da Barra fica na Zona Oeste e é uma ótima opção para quem quer fugir um pouco dos pontos mais turísticos do Rio. Além disso, é considerada a maior praia do Estado, com 14,4 Km de comprimento.
7. Praia do Pepê
A Praia do Pepê fica bem no início da Barra da Tijuca e é conhecida assim por causa do famoso quiosque de sucos e sanduíches de mesmo nome. Além disso, é o ambiente perfeito para quem curte um clima mais jovial, já que é point dos jovens e surfistas da região.
8. Praia do Recreio
Já a Praia do Recreio fica no final da Barra da Tijuca, mais afastada, porém é uma ótima opção de passeio para curtir o dia ou à noite. São muitas opções de quiosques e também perfeita para curtir a orla, seja caminhando ou de bike. No entanto, importante reforçar que o mar costuma ser agitado, boa opção para a prática de esportes.
Museus com entrada gratuita
9. CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos museus mais visitados do mundo – e não é para menos. Isso porque, com entrada gratuita e sempre com ótimas exposições, o CCBB do Rio é um passeio imperdível na cidade. A beleza arquitetônica do prédio deixa o passeio ainda mais incrível!
📌Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
10. Museu de Arte do Rio
O MAR também precisa estar no seu roteiro cultural pela cidade. Mas atenção: ele só tem entrada gratuita às terças-feiras! Assim, aproveite o dia para visitar e curtir todas as exposições que rolam por lá. Além disso, não deixe de ir até o terraço para ter uma vista incrível!
📌Praça Mauá, 5 – Saúde
11. Museu do Amanhã
Bem pertinho do MAR, o Museu do Amanhã impressiona pelas formas arquitetônicas. Mas não só isso! O seu interior também reserva ótimas surpresas e conta com exposições que nos fazem refletir sobre o nosso futuro.
📌Praça Mauá, 1 – Centro
Atrações turísticas de graça no Rio de Janeiro
12. Arcos da Lapa
Localizado no bairro mais boêmio da cidade, visitar os Arcos da Lapa não pode ficar de fora da nossa lista de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Afinal, não só é um dos cartões postais da cidade, mas também por conta da sua riqueza cultural e histórica.
13. Escadaria Selarón
Um dos espaços mais concorridos da cidade, a Escadaria Selarón é um ponto turístico na cidade. Isso porque todo mundo que visita quer tirar uma foto nos degraus coloridos e saber mais sobre esse presente, decorado e deixado pelo artista chinelo Jorge Selarón.
📌Rua Manuel Carneiro – Santa Teresa
14. Largo do Boticário
O Largo do Boticário ainda se mantém com seus casarões coloniais e, apesar dos desgastes do tempo, continua com seu charme bucólico. Por isso, vale a pena fazer esse passeio gratuito para visitar um dos patrimônios históricos no Rio de Janeiro.
📌Beco do Boticário, 26 – Cosme Velho
15. Pedra do Sal
De antigo ponto de embarque e desembarque de sal a um dos lugares mais famosos do Rio de Janeiro, ir a Pedra do Sal é uma experiência. O local tem extremo valor histórico e cultural e ainda é palco das rodas de samba mais animadas da cidade.
📌Rua Tia Ciata – Saúde
16. Cais do Valongo
Assim como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo também faz parte da área conhecida como Pequena África, já que nessa região se concentra muito da herança africana na cidade do Rio. Vale muito o passeio por lá!
📌Avenida Barão de Tefé – Saúde
Parques e espaços ao ar livre
17. Aterro do Flamengo
Um rolé de bicicleta pelo Aterro do Flamengo é um dos programas favoritos entre cariocas e turistas. Além da ciclovia e a vista incrível para o Pão de Açúcar, todas as pistas também ficam fechadas nos fins de semana. Então, não deixe de aproveitar!
📌Avenida Infante Dom Henrique – Flamengo
18. Praça XV
Entre os passeios gratuitos no Rio de Janeiro, a Praça XV é o tipo de lugar que você pode passar o dia inteiro. Assim, nossa dica é curtir um sábado de manhã já na Feira de Antiguidades e aproveitar os museus e centros culturais que ficam nos arredores da Praça. E mais: nas ruas paralelas, tem sempre algum som rolando!
19. Praça Mauá | Boulevard Olímpico
Um dos legados das Olimpíadas do Rio em 2016, o Boulevard é um verdadeiro espaço de lazer e diversão para toda a família. Por lá, atividades ao ar livre, feiras e um visual incrível deixam o espaço bem charmoso.
20. Enseada de Botafogo
Todo o bairro de Botafogo tem uma vibe bem moderna e descolada, sempre com uma novidade gastronômica e cultural. Mas a Enseada de Botafogo, com vista privilegiada para o Pão de Açúcar é um clássico que nunca sai de moda.
21. Parque Madureira
O subúrbio do Rio de Janeiro também tem passeios clássicos que são imperdíveis. Entre eles, visitar o Parque Madureira, um espaço enorme e arborizado, com muitas opções para crianças e adultos se divertirem muito!
📌Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira
22. Parque da Cidade
O Parque da Cidade já foi uma propriedade privada do Marquês de São Vicente, localizado na Gávea. Mas, aberta ao público, o local tem sempre uma programação divertida e cultural, além de ser um espaço com muito verde, perfeito para piqueniques!
📌Estrada Santa Marinha, 57 – Gávea
23. Quinta da Boa Vista
Antiga residência da família real, a Quinta da Boa Vista ainda possui alguns de seus edifícios históricos. Além disso, o imenso espaço verde do parque, com várias atrações, é uma ótima pedida para entreter os pequenos – e os grandinhos também!
📌Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão
24. Praça São Salvador
Em dias de jogos de futebol ou apenas para quem quer dar uma circulada, a Praça São Salvador (a São Salva) é onde a galera se reúne pra beber e papear. Além de rodas de samba e até blocos de Carnaval, toda sexta rola um forró animado. É só chegar!
Igrejas para visitar no Rio
25. Mosteiro de São Bento
O mosteiro foi construído no século XVI e já passou por muitas obras. No entanto, o seu interior e muito da sua fachada foram preservados e, por isso, vale muito a pena visitar esse patrimônio histórico. Também é possível assistir às missas, mas tem que chegar cedo!
📌Rua Dom Gerardo, 68 – Centro
26. Igreja de São Francisco da Penitência
Com o interior todo folhado a ouro, a Igreja de São Francisco da Penitência é um imponente espaço no Rio de Janeiro e você pode fazer essa visita gratuita. O lugar sagrado do século XVIII se destaca pelo seu estilo barroco e talhas douradas.
Feiras de rua
27. Feira da Glória
Às vezes, tudo o que você precisa para começar a semana bem é passar um domingo na Feira da Glória. Entre legumes, verduras, objetos decorativos, comidas exóticas e a roda de samba, a Feira da Glória concentra o puro suco do Rio de Janeiro. Imperdível!
📌Avenida Augusto Severo – Glória
28. Feira da General Glicério
Para quem curte um chorinho, a Feira da General Glicério é a pedida. A feira rola todos os sábados e sempre tem muita música, comida boa e artesanato. O fim de semana por lá é sempre muito agradável!
📌Rua General Glicério – Laranjeiras
E aí, quais desses passeios gratuitos no Rio de Janeiro você mais curtiu?