Quando se fala em Rio de Janeiro, pode ser que a primeira música que venha à sua cabeça seja Garota de Ipanema ou Wave, de Tom Jobim. Mas vou te contar: é o samba que dá o tom por aqui, do subúrbio à zona sul. Por isso, se você quer ter uma verdadeira experiência carioca, saiba onde curtir as melhores rodas de samba do Rio de Janeiro!
Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes fica no Centro do Rio de Janeiro e já consolidou como um dos points para quem quer curtir rodas de samba do Rio de Janeiro.
A programação é variada, com diferentes opções ao longo da semana. Mas, se for à Praça Tiradentes, não perca a roda do PedeTeresa, que acontece sempre na primeira e na terceira sexta-feira do mês.
Renascença Clube
O Renascença Clube é referência no Rio de Janeiro, que valoriza a diversidade das manifestações artísticas. E é lá que acontece, toda segunda-feira, o Samba do Trabalhador, um dos mais tradicionais da cidade.
Para começar a semana no pique, o cantor e compositor Moacyr Luz comanda a roda de samba com um repertório bem raiz, com músicas autorais e sucessos do público.
📌Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí
Morro do Pinto
A localização privilegiada, os mirantes de tirar o fôlego e as rodas de samba que acontecem no Morro do Pinto estão transformando o lugar em um dos queridinhos entre os cariocas e turistas. A região, que fica no bairro do Santo Cristo, é uma área residencial, mas que logo se tornou um reduto artístico e cultural.
Por lá, você já pode começar o seu roteiro já na quinta-feira, indo ao Bar do Omar, com eventos animados e cervejas sempre geladas. Além disso, o Bar do Molejão e o Capiberibe 27 são paradas obrigatórias para um fim de semana bem carioca.
Cacique de Ramos
O Cacique de Ramos tem história e tradição, já que surgiu do encontro de jovens carnavalescos do bairro de Ramos ainda nos anos 60 e, até hoje, é um fenômeno que atrai centenas de pessoas para curtir os eventos do local. Inclusive, foi lá que nomes como Beth Carvalho e Jorge Aragão se consagraram.
Um dos programas favoritos – e imperdíveis – é aproveitar a feijoada com samba que rola aos domingos, a partir das 17h.
📌Rua Uranos, 1326 – Olaria
Pedra do Sal
Se você nunca ouviu falar da Pedra do Sal, você está vivendo errado no Rio de Janeiro. Isso porque o lugar, que servia ainda como ponto de embarque e desembarque de sal, tem extremo valor histórico e cultural e se tornou palco das animadas rodas de samba do Rio de Janeiro.
Assim como o Samba do Trabalhador, a Pedra do Sal lota de cariocas e turistas às segundas, com várias barraquinhas espalhadas ao redor, além de muito samba.
📌Rua Tia Ciata – Saúde
Feira da Glória
Se você é do time que gosta de acordar cedo aos domingos para curtir uma boa feira, a Feira da Glória é o seu lugar!
Mas não se engane, porque, no cair da tarde, a Feira da Glória pega fogo com as rodas de samba que acontecem por lá! Todo mundo se reúne para cantar e dançar a plenos pulmões ao redor da roda Gloriosa, sem hora para acabar!
📌Avenida Augusto Severo – Glória
Resenha Pagode e Chinelo
Tem coisa mais carioca do que resenha, pagode e chinelo? Então no roteiro de rodas de sambas do Rio de Janeiro, o Resenha Pagode e Chinelo ou apenas Pagode do Chinelo não tinha como ficar de fora da lista.
Quem é de Pilares já sabe e quem não é precisa saber que o grupo Balacobaco faz sua roda de samba toda segunda – e ainda leva os amigos para fazer um som. Por isso, não se surpreenda se encontrar Ludmilla e outros cantores bem famosos por lá fazendo shows gratuitos.
📌Rua Faleiros, 1 – Pilares