O Cristo Redentor é um símbolo marcante do Rio de Janeiro e também do Brasil. Sua arquitetura e beleza são tão impressionantes que a estátua está entre as sete maravilhas do mundo. Além disso, muitos filmes e músicas já foram feitos em homenagem à construção icônica. No entanto, muita gente não sabe detalhes importantes que fazem parte da sua história. Não se preocupe: a gente te conta 7 curiosidades sobre o Cristo Redentor.
1 – O Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo
A começar por um fato bem conhecido, mas que ainda gera dúvidas em muitos cariocas e turistas. Sim, o Cristo Redentor está entre as sete maravilhas do mundo, junto com o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu, na Itália, e a Grande Muralha da China.
Uma das curiosidades sobre o Cristo Redentor é que a estátua recebeu esse título em 2007, mas, em 2012, também foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Merece, não é mesmo?
2 – É a maior estátua art déco do mundo
O Cristo Redentor não só está na lista das sete maravilhas do mundo como também é uma das maiores estátuas já construídas. Se considerar somente o estilo art déco, não tem para ninguém: o Cristo Redentor está no topo da lista.
Afinal, suas dimensões são mesmo de impressionar. O Cristo Redentor tem 38 metros de altura, incluindo o pedestal, mede 28 metros de uma mão à outra e pesa 1.145 toneladas. E mais curiosidades sobre o Cristo Redentor: o monumento está no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar.
3 – O Cristo Redentor não foi construído no Brasil
Apesar de o monumento ser um projeto brasileiro para o Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor não foi esculpida no Brasil, mas sim na França.
Ela começou a ser projetada em 1922, pelos brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, os escultores franceses Paul Landowski e Albert Caquot, e o romeno Gheorghe Leonida, que esculpiu o rosto. O Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.
4 – A estátua foi separada em pedaços para chegar ao Brasil
Com todas as suas dimensões e localizada no ponto mais alto da cidade, era impossível trazer o Cristo Redentor inteiro da França até o Rio de Janeiro. Por isso, a estátua foi dividida em diversos pedaços, que foram transportados até o topo do Corcovado de trem – que funciona até hoje!
Para evitar qualquer dano, a equipe liderada pelo engenheiro Heitor Levy ficou responsável pela colocação da estátua e contava com cerca de mil pessoas, entre elas, operários, arquitetos e engenheiros.
5 – A estátua do Cristo Redentor tem um coração – e uma história curiosa
Pouca gente sabe, mas o Cristo Redentor tem um coração, que dá para ver tanto do lado de fora como no interior da estátua. Tem 1,30 metro, é feito em pedra sabão, o mesmo material da estátua, e possui o interior oco. Tem mais: dentro desse coração, tem uma garrafa com a árvore genealógica de Heitor Levy, o engenheiro citado acima.
Isso porque, na época da construção, Levy, que era judeu, sofreu um acidente de carro. Mas, por escapar com vida, se converteu ao catolicismo e colocou a garrafa ali dentro, como sinal de sua fé.
6 – O Cristo Redentor resiste a um furacão, mas sofre com os raios
Podem até tentar, mas nada tira o Cristo Redentor do lugar, nem mesmo um furacão! Sim, a maior estátua art déco do mundo resiste a ventos de até 250 km/h, que equivale a um furacão de categoria.
Porém, o Cristo Redentor sofre com os raios. De acordo com uma pesquisa da revista Super Interessante, os raios atingem o monumento, em média, seis vezes por ano. Além disso, esse número pode aumentar para 20 vezes por mês, em épocas de tempestades. Por isso, existe uma coroa de espinhos no topo da cabeça, que tem a função de para-raios, para não danificar a estrutura.
7 – O Cristo Redentor recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano
A estátua do Cristo Redentor é mesmo um fenômeno. Quem mora no Rio de Janeiro ou está visitando a Cidade Maravilhosa não pode deixar de visitar esse lugar tão especial. Existem muitas possibilidades de ver o Cristo de pertinho, já que funciona todos os dias da semana. Dá até para vê-lo do alto, em um passeio de helicóptero, se você gosta de mais emoção.
Por ano, são mais de 2 milhões de pessoas visitando o Cristo Redentor e curtindo o dia admirando a estátua e a vista privilegiada do Rio de Janeiro. E você, já foi ao Cristo Redentor?