
O Rio de Janeiro cheio de atrações, mas nem sempre queremos ficar pela cidade. Por isso, vale a pena dar uma escapadinha para os lugares que também têm belas paisagens, construções históricas e que ficam perto da capital fluminense. Confira 14 cidades próximas ao Rio de Janeiro para visitar!
1 – Petrópolis

A cidade imperial é um dos destinos preferidos para quem busca cidades próximas ao Rio de Janeiro para passear e descansar.
Antiga residência da família real, Petrópolis é cheia de referências e atrações históricas, como o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha e a Casa de Santos Dumont.
Além disso, tem um clima ameno, com cachoeiras e trilhas para quem quer ficar mais perto da natureza. E mais: foi eleita a cidade mais segura do Estado.
2 – Teresópolis

Também na região serrana e vizinha de Petrópolis, está Teresópolis, um destino mais sossegado e perfeito para passar um fim de semana ou mais.
Com feirinhas de rua, ótimas opções gastronômicas e com pousadas aconchegantes, a cidade é uma boa pedida para casais que querem fugir da rotina.
Outra dica é praticar atividades físicas em suas muitas paisagens, com mirantes de tirar o fôlego.
3 – Friburgo

Nova Friburgo – ou só Friburgo – é uma das cidades próximas ao Rio de Janeiro que não pode faltar no seu roteiro. Se a pedida é escapar do agito, vale a pena visitar esse lugar, com muitas paisagens panorâmicas.
Quem ama fazer compras também vai adorar esse destino, já que lá é muito conhecido por vender peças íntimas de qualidade e por um preço ótimo!
Se estiver com tempo, aproveite para visitar os distritos que ficam perto de Friburgo, são uma delícia!
4 – Saquarema

Por ser a capital do surfe, Saquarema se tornou um destino bem turístico e bem procurado por quem ama o esporte.
Mas, ainda que você não tenha intimidade nenhuma com a prancha, uma escapadinha para essa cidade é também uma alternativa para relaxar à beira-mar.
Além disso, o clima de cidade pequena prevalece em Saquarema, ideal para caminhadas ao entardecer e comer algo gostoso nas pracinhas.
5 – Cabo Frio

Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos e, por isso, possui uma ótima infraestrutura com hotéis e pousadas para quem quer passar uns dias de folga por lá.
Entre as opções de lazer, dá para curtir muito as praias, explorar os bairros históricos – como o Bairro da Passagem – e ainda visitar o famoso mirante do Forte São Mateus para uma vista privilegiada da cidade!
6 – Arraial do Cabo

Ainda na Região dos Lagos, conhecer Arraial do Cabo é como estar no Caribe. Não à toa a cidade recebeu essa fama!
As praias de águas cristalinas e paradisíacas encantam não só os cariocas, mas turistas do mundo inteiro. Por isso, a dica é aproveitar a baixa temporada para curtir com calma e apreciar todos os cantinhos da cidade.
7 – Ilha Grande

Para manter a temática de destinos requisitados, a Ilha Grande, que fica em Angra dos Reis, não fica de fora.
Composta por 113 praias, o destino reúne agitação e sossego na medida certa. Mas atenção: é uma região histórica e uma área preservada.
Por isso, existe um número máximo de visitantes que a ilha comporta. No mais, é uma delícia estar em contato direto com a natureza, com muito verde e aproveitando o encontro de águas doces e salgadas.
8 – Paraty

Impossível resistir às ruas de pedras, às portas e janelas coloridas e aos encantos de Paraty.
Uma das cidades próximas ao Rio de Janeiro, na Costa Verde do Estado, é uma verdadeira aula prática para quem quer mergulhar e conhecer mais sobre a história do Brasil.
Além disso, é um destino muito bom para relaxar e tem opções interessantes para todos os gostos – tanto para quem prefere um clima mais urbano quanto para quem curte as paisagens naturais.
9 – Sana

Se o seu tipo de passeio é mais rústico e busca se desconectar totalmente dos ruídos da cidade grande, vá até Sana, que fica em Macaé.
Esse vilarejo fica fora de toda a agitação e é um dos destinos mais procurados para quem gosta de acampar.
Mas, se preferir mais conforto, também é possível encontrar hotéis e pousadas bem intimistas. Cachoeiras e um forrozinho no fim do dia fazem parte da programação.
10 – Visconde de Mauá

No limite entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, vale dar uma fugidinha até Visconde de Mauá.
Nas épocas mais frias, essa cidade fica com um clima muito gostoso para curtir os restaurantes e se refugiar nas montanhas.
Nas temporadas mais quentes, por sua vez, a pedida é explorar toda a área verde da região e tomar banho nas cachoeiras de lá.
11 – Penedo

A cidade de Penedo é conhecida como Pequena Finlândia e, logo ao chegar, você já entende o motivo.
Isso porque ela foi colonizada pelos finlandeses e até hoje não faltam referências na arquitetura e na gastronomia que remetem ao país europeu. Dica extra: não saia de lá sem provar os chocolates, combinado? É um mais gostoso que o outro!
12 – Vassouras

Vassouras fica a menos de 3 horas do Rio e o munícipio tem a rota perfeita para quem quer escapar de toda a agitação do “errejota”.
Por lá, praças que já foram cenários de novelas, museus, centros culturais, mirantes e várias atrações turísticas e gastronômicas para ninguém colocar defeito!
13 – Macuco

Há menos de três horas da capital, você se depara com a pacata Macuco – que é a menor cidade do Rio de Janeiro, com acom menos de 6 mil habitantes.
Para quem ama clima de cidade do interior, com um ritmo mais tranquilo, Macuco é a melhor pedida! Para socializar, a dica é dar um pulinho na Praça Professor João Brasil, ponto de encontro onde acontecem os eventos da cidade.
14 – São José do Vale do Rio Preto

Se Macuco é a menor cidade de todas, São José do Vale do Rio Preto é a que tem o maior nome do Brasil!
No entanto, assim como todas as outras, essa é uma opção para quem quer fugir da agitação do Rio de Janeiro. Isso porque São José do Vale do Rio Preto é uma cidade bem charmosa, histórica e perfeita para curtir uns dias de descanso!