A menos de três horas de carro e a uma distância de 210 km da capital fluminense, na Região Serrana, está a tranquila Macuco. Considerado o menor município do Rio de Janeiro em termos de população, a cidade conta com apenas 5.415 habitantes, segundo dados do censo do IBGE. Para se ter uma ideia comparativa, só o município do Rio de Janeiro tem mais de 6 milhões de habitantes atualmente.
A história de Macuco, a menor cidade do Rio
Além de ser o menor município do estado do Rio de Janeiro, Macuco é também uma cidade “jovem”. Isso porque o distrito de Macuco pertencia ao antigo distrito de Cordeiro, que, por sua vez, era subordinado ao município de Cantagalo até 1943.
Foi só em dezembro de 1995 que o então governador do Rio Marcello Alencar sancionou a lei n.º 2497, criando o município de Macuco, em ato histórico e solene realizado no Palácio do Ingá, em Niterói.
No entanto, vale dizer que, bem antes de se tornar um município emancipado, o desenvolvimento de Macuco está muito ligado à construção da linha férrea, lá em 1860, pelo Barão de Nova Friburgo. Na época, o objetivo do Barão era unir suas fazendas cafeeiras Boa Sorte, Gavião e Laranjeiras, que ficavam localizadas na região, conhecida como sertões do Macuco, de forma a facilitar o escoamento das grandes safras para o Rio de Janeiro.
Essa ligação de fazendas por meio dos trilhos chamou a atenção do cantagalense Bernardo Clemente Pinto, que tomou para si a construção de outro ramal férreo dividido em três seções: de Vila Nova a Cachoeiras; de Cachoeiras a Nova Friburgo e de Nova Friburgo a Cantagalo.
Com a valorização das terras na região, motivada pelas linhas férreas, muitos cafeicultores fixaram suas fazendas nos limites à margem do Rio Macuco. E, assim, nasceu o povoado macuquense.
O que fazer em Macuco
Localizada na Região Serrana, próximo a Cantagalo, Martinho e Cordeiro, Macuco é uma típica cidade do interior, com um ritmo menos agitado e mais tranquilo. Por isso, se você está a fim de escapar do agito do Rio de Janeiro, essa é uma boa opção. Por lá, a Praça Professor João Brasil é um ponto de encontro, onde acontecem eventos, festas, exibição de filmes e peças de teatro.
Além disso, a região é cercada por natureza, cachoeiras e lugares para camping. Assim, se você quer aproveitar as paisagens naturais ou gosta de fazer trilhas e acampamentos, Macuco é também uma dica!