O Rio de Janeiro tem 92 municípios no total, mas apenas um deles tem o título de cidade que tem o maior nome do Brasil. Você sabe qual é? Estamos falando de São José do Rio Preto, que além de ter o nome mais longo, é também um lugar charmoso, histórico e com muitas coisas para fazer. Vem saber mais!
São José do Vale do Rio Preto fica na região Serrana do Rio
Assim como a menor cidade do Rio de Janeiro, São José do Vale do Rio Preto também fica na região serrana do Estado. Inclusive, já foi até um distrito de Petrópolis até 1987 – ano da sua emancipação.
De acordo com os dados da Prefeitura do município, os primeiros povoados da região eram de famílias mineiras que atravessavam o Paraíba em busca de novas terras para a agricultura, já que as atividades de mineração estavam em queda. Em seguida, vieram os plantadores de café, trazendo a experiência do plantio realizado em outras regiões. Por fim, colonos portugueses e italianos também fizeram parte desse povoado.
A cidade já teve vários nomes ao longo da sua história
Bem antes de se tornar a cidade que tem o maior nome do Brasil, São José do Vale do Rio Preto já teve diversas outras denominações. Em 1813, a região era conhecida como Povoado de São José da Serra Acima. Dez anos depois, em 1823, seu nome mudou para Freguesia de São José da Serra.
Não demorou muito para passar a se chamar Freguesia de São José do Rio Preto, em 1825, e assim permaneceu por longos anos. Em 1944, porém, registros da Prefeitura mostram que a cidade passou a se chamar Paranaúna.
Este nome não durou muito, pois três anos depois, a cidade ganhou o nome de São José do Rio Preto. Foi apenas no dia 15 de dezembro de 1987, data da emancipação, que o município ganhou o nome que tem até hoje.
O que fazer em São José do Vale do Rio Preto?
Localizado próximo de Areal, Petrópolis e Teresópolis, a uma distância de 129 km da capital, a histórica cidade de São José do Vale do Rio Preto tem muitas atrações e pontos turísticos para visitar.
Um deles é a Igreja Matriz de São José, que fica no bairro do Centro. Todos os registros de nascimento, casamento, óbitos e escrituras de terras eram feitos lá e, até hoje, preserva partes da construção original, como a primeira torre nos fundos da igreja.
Outro ponto turístico e famoso em São José do Vale do Rio Preto é o Centro de Cultura, que abriga um acervo de 20 mil itens, entre eles, documentos cartoriais do Império, escrituras, mapas geográficos, fotos antigas e mais.
Quando estiver na cidade, não deixe de visitar também a Ponte Preta, o Casarão da Família Machado e também a Estação Ferroviária Águas Claras. E você, já sabia de tudo isso sobre São José do Vale do Rio Preto?