Eleita uma das melhores cidades do mundo para turistar, o Rio de Janeiro encanta os cariocas e turistas com as suas paisagens naturais. Então, também não é surpresa que a cidade possui belas cachoeiras, perfeitas para dar aquela lavada na alma em dias de calor! Por isso, confira a nossa lista com as melhores cachoeiras do Rio de Janeiro!
Cachoeira do Sorimã
Quem já fez a trilha da Pedra da Gávea conhece bem essa cachoeira, embora ela não seja tão comentada por aí. Como a Cachoeira do Sorimã fica bem no início, dá para fechar o passeio com um bom banho de cachoeira ou ir apenas para curtir a queda d’água. O acesso é fácil, além de ser gratuito, então vale muito a pena visitar!
Cachoeira do Chuveiro
O nome dessa cachoeira não é à toa. Isso porque ela de fato lembra um grande chuveiro! Além disso, a Cachoeira do Chuveiro é apenas uma das várias que existem no Horto, no Jardim Botânico, mas é também uma das mais famosas da região. Por isso, em períodos de férias e de verão, costuma ficar bem movimentada.
Cachoeira das Almas
A Cachoeira das Almas fica na Floresta da Tijuca e também é uma das melhores opções para se refrescar no calor. Mas é importante ter atenção, já que existem três trilhas possíveis de acesso e o passeio pode ser mais fácil ou mais cansativo, dependendo do caminho escolhido. É também uma das poucas do Parque liberadas para o banho.
Cachoeira do Camorim
A Cachoeira do Camorim fica em Pedra Branca, dentro do Parque Estadual, e impressiona pelo visual. O parque em si é bem grande e muito bem estruturado, o que já vale o passeio. A trilha até a cachoeira é mais longa, cerca de uma hora, mas é indescritível ver de perto a queda d’água e as piscinas naturais que se formam com o fenômeno.
Cachoeira da Serra do Mendanha
Assim como a Cachoeira do Camorim, a Cachoeira da Serra do Mendanha também fica dentro de um Parque, em Campo Grande. Por ser mais afastado, a melhor pedida é ir de carro e chegar cedo. O grande diferencial desta cachoeira são os “escorregas” naturais de pedras, que todo mundo se diverte.
Vale destacar que, antes de fazer trilhas e passeios em cachoeiras, é importante pesquisar e saber o que pode e o que não pode ser feito nestes locais, principalmente se você nunca foi. Além disso, roupas adequadas e profissionais capacitados te ajudam a deixar o passeio mais seguro e proveitoso!