Não tem como passar pelo Centro do Rio de Janeiro e não se impressionar com a fachada do Palácio Tiradentes. O prédio histórico é sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e foi inaugurado em maio de 1926. No entanto, quem sempre teve curiosidade de saber como ele é por dentro já pode comemorar! Isso porque o Palácio Tiradentes está de portas abertas para visitas guiadas e gratuitas. Saiba mais!
O Palácio Tiradentes já foi palco de importantes acontecimentos históricos
O Palácio Tiradentes já existe há quase um século, em maio de 1926, no Centro do Rio de Janeiro. Mas, antes da sua construção, funcionava no local o parlamento imperial e a “Cadeia Velha”. Para lá, eram transferidos os presos do período colonial, incluindo, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – daí o nome!
Depois da construção do novo prédio, com uma arquitetura inspirada no estilo neo-grego, o Palácio Tiradentes passou a ser a sede do Congresso Nacional Brasileiro, entre 1926 e 1960. Atualmente, é onde funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O prédio passou por recente revitalização dos espaços internos
Embora tenha tanto tempo de história e de construção, o prédio passou por poucas intervenções. No entanto, recentemente, o prédio histórico foi revitalizado, incluindo o Salão Nobre, que foi todo restaurado. Além disso, o espaço também ganhou novas cortinas e teve o mobiliário de madeira de lei, estátuas e lustres de época recuperados.
Outras mudanças estéticas foram as paredes internas e o sinteco do piso, que agora voltam a exibir a cor e o brilho originais. Para completar a revitalização, o Palácio Tiradentes reabriu ao público este ano!
Visitas ao Palácio Tiradentes são agendadas e gratuitas
Para comemorar o Dia de Tiradentes (21 de abril), o Palácio reabriu suas portas ao público. Assim, cariocas e turistas vão poder conhecer ainda mais sobre esse importante prédio histórico e explorar toda a arquitetura, por fora e por dentro.
As visitas são gratuitas, mas elas precisam de agendamento prévio. Para isso, basta mandar um email para: cultura@alerj.rj.gov.br. São 50 vagas pela manhã e 50 à tarde, sempre de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Tem mais: quem comanda as visitas guiadas são estagiários dos cursos História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. Além disso, o tour tem duração média de 40 minutos e pode ser feito em inglês. As visitas também podem ser agendadas para grupos ou de forma individual. Muito legal, né?