O Carnaval no Rio de Janeiro costuma ter uma programação intensa antes mesmo de chegar a data oficial. Por isso, quem gosta de festas, blocos e muito brilho tem sempre uma opção quando chega essa época do ano. Mas, se o que você quer é fugir do Carnaval, não se preocupe!
Dá para curtir uma programação mais leve e sossegada, em lugares dentro e fora da cidade. Quer saber como? Veja algumas dicas para escapar da folia!
Assistir um filme diferente nos cinemas de bairro
No Rio de Janeiro, o Carnaval se espalha por todos os lugares, incluindo os shoppings. Aliás, nessa época de preparação para o Carnaval, não se assuste se estiver fazendo compras e se deparar com um bloco desfilando pelos corredores. Além disso, os shoppings também costumam montar uma programação carnavalesca voltada para o público infantil durante o período.
Porém, se você só quer escapar da folia e pegar um cineminha, vale conferir a programação dos cinemas de rua. Eles costumam ser mais vazios e oferecem uma lista diferenciada de títulos nacionais e estrangeiros fora do circuito. Nos cinemas que fazem parte do Estação Net, por exemplo, também rolam sessões especiais e em horários bem alternativos, como às 11 da manhã e à meia-noite.
Curtir um final de semana na região serrana
Carnaval e verão no Rio de Janeiro andam de mãos dadas e tem gente que não gosta de um e nem do outro – e está tudo bem! Se você faz parte desse time, que tal curtir um final de semana na região serrana?
Petrópolis, Teresópolis e Friburgo são algumas das cidades que fazem parte da região serrana, mas existem outros lugares que são uma delícia para quem busca silêncio e sossego nessa época do ano. Por conta da localização geográfica, o clima e o contato com a natureza também são mais favoráveis.
Conhecer os centros culturais fora das zonas turísticas
O turismo fica muito em alta durante o Carnaval e as regiões mais turísticas, como o Centro e a Zona Sul da cidade, acabam concentrando um número maior de pessoas, mesmo que elas não estejam lá somente pela folia.
Nesse caso, a dica é expandir o olhar para outros pontos igualmente interessantes no Rio de Janeiro. Na Zona Norte, na Zona Oeste e na Baixada Fluminense existem centros culturais e históricos com uma rica programação que vale a pena conhecer e visitar. É o caso do Museu Casa do Pontal, que fica localizado no Recreio dos Bandeirantes e é considerado o mais significativo museu de arte popular do país, com exposições permanentes e temporárias.
Reunir a galera que também quer fugir do Carnaval
Tem lugar mais tranquilo do que a própria casa? Parece piada, mas é verdade! Se você não faz questão de botar o bloco na rua, nada mais justo do que fugir do Carnaval ficando em casa mesmo. E esse momento não precisa ser solitário, se você não quiser.
Dá para reunir os amigos que também estão sem ideia do que fazer no Carnaval e programar uma noite de jogos com a galera, com comidinhas e drinks bem gostosos. Se você prefere curtir o dia, dá para adaptar a programação começando a diversão mais cedo. O importante é curtir do seu jeito!