Os cinemas de rua fazem parte da história e da cultura do Rio de Janeiro. Assim, por muitos anos, as salas de cinema espalhadas em diferentes pontos da cidade eram opções de lazer para os cariocas, exibindo diversos títulos nacionais e internacionais. Com o tempo, os cinemas de rua do Rio de Janeiro foram perdendo espaço, mas ainda resistem!
Índice
Estação NET
O Grupo Estação possui salas de cinema na Zona Sul do Rio e é um dos cinemas de rua que resistiram à crise. Com unidades em Botafogo e Gávea, o Estação NET tem uma programação bem variada, com títulos famosos e do circuito independente.
Além disso, nas salas de cinema do grupo, também costumam rolar eventos temáticos e horários alternativos, como sessões matutinas e na madrugada.
📌Rua Voluntários da Pátria, 35 | Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
📌Rua Marques de São Vicente, 52 – Gávea
Cinesystem Botafogo
De frente para a praia de Botafogo, ir ao Cinesystem, o antigo Espaço Itaú, é uma dica ótima de passeio.
Além da vista privilegiada, o cinema de rua tem um ambiente todo moderninho, bem próximo de linhas de ônibus e do metrô. A programação é também bem variada, com títulos para todos os gostos, inclusive para a criançada.
📌Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
Cine Santa Teresa
Considerado o bairro mais atraente do Rio, é claro que Santa Teresa também tem um cinema de rua para chamar de seu.
Localizado no Largo do Guimarães, do lado do ponto do bondinho, exibe filmes internacionais (incluindo indicados ao Oscar) e tem até um Clube de Amigos do Cine Santa, para os moradores e amigos do bairro.
📌Rua Paschoal Carlos Magno, 136 – Santa Teresa
Kinoplex São Luiz
O antigo Cine São Luiz foi inaugurado na década de 1930 e se tornou uma verdadeira sensação entre os cinemas de rua, por causa da arquitetura e artigos luxuosos.
Além disso, foi o primeiro fora dos antigos cinemas do Centro a receber os lançamentos cinematográficos. Com o passar dos anos e após uma grande reforma, passou a integrar a rede Kinoplex e conta com 4 salas. No entanto, é uma opção para quem busca um cinema mais sossegado, fora dos shoppings.
📌Rua do Catete, 311 – loja 203/204 – Catete
Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma organização que trabalha com inovação, com a proposta de trazer novas narrativas para o audiovisual brasileiro. Assim, oferece cursos gratuitos de cinema, séries, games e tudo o que está relacionado à cultura digital.
Mas o espaço também realiza eventos, festivais e mostras de filmes, para quem adora mergulhar nesse universo. Vale ficar de olho na programação!
📌Rua do Rezende, 80 – Centro
Centro Afro Carioca de Cinema
Para quem deseja se aprofundar na cultura e identidade afro-brasileira, o Centro Afro Carioca de Cinema é parada obrigatória. Isso porque, com produções de cineastas e artistas negros, o espaço promove exibição de filmes nacionais e internacionais.
Além disso, sempre rolam debates, mostras, lançamentos de livros e muitas atividades culturais, com o objetivo de valorizar e honrar a ancestralidade. De graça e imperdível!
📌Rua Joaquim Silva, 40 – Centro
CineCarioca Méier
Houve um tempo em que a Zona Norte do Rio já foi referência em cinemas de rua. Só que, infelizmente, muitos desses espaços foram fechados e são poucos os que ainda resistem por lá.
Entre eles, está o CineCarioca Méier, que fica dentro de outro lugar icônico do Rio de Janeiro: o Imperator. Além disso, o cinema tem 3 salas e funciona todos os dias da semana, exibindo diferentes filmes que agradam todo mundo. Vai lá!
📌Rua Dias da Cruz, 170 – Méier