Para curtir o Carnaval no Rio de Janeiro, você nem precisa esperar pela data oficial. Isso porque a galera da folia já colocou o bloco na rua e não faltam boas opções para entrar no clima e curtir. Então, se você adora Carnaval e quer aproveitá-lo ao máximo na Cidade Maravilhosa, se liga nessas dicas do que já está rolando por aí!
Blocos de pré-Carnaval no Rio de Janeiro
O Carnaval no Rio de Janeiro é famoso não só pelos desfiles das escolas de samba, mas também pelos blocos de rua que animam a cidade. A boa notícia é que os cortejos estão a todo vapor desde o início do ano e continuam até depois da data oficial. Melhor ainda: eles são de graça, é só chegar!
Por isso, fique de olho na programação dos blocos de rua que são divulgados nas redes sociais. Para quem gosta de se organizar e não quer perder nada, muitas pessoas também formam grupos em redes de mensagens para compartilhar a agenda semanal completa. Fique de olho!
Oficinas de fantasias, adereços, filmes e mais!
Tem gente que é tão apaixonado pelo Carnaval no Rio de Janeiro que não quer só curtir a festa. Quer também saber mais sobre a história e a cultura carnavalesca. Se esse é o seu caso, a dica é se inscrever nas oficinas que costumam bombar nessa temporada pré-Carnaval. Tem opção para todos os gostos!
O Festival CasaBloco montou uma programação com oficinas gratuitas de maquiagem, brincos, penteados e camisetas, que irão rolar no Centro Cultural Banco do Brasil durante o mês de fevereiro. Além disso, a agenda do festival conta com mostra de cinema com filmes temáticos e ainda palestras com especialistas do Carnaval. Não vai perder!
Festas esquentam o Carnaval no Rio de Janeiro
Além da programação gratuita na cidade do Rio de Janeiro, as festas de Carnaval também fazem sucesso entre cariocas e turistas. Elas acontecem em diferentes pontos da cidade, durante Janeiro e Fevereiro, e contam com uma super produção de luzes, cores e artistas, que animam o público com músicas que vão muito além das marchinhas.
Quem já conquistou espaço no calendário de Carnaval foi o Universo Spanta, do bloco Spanta Neném, que ocupa a Marina da Glória com um festival de música brasileira com mais de 200 artistas. Ainda dá tempo de curtir!
Ensaios das escolas de samba
O “maior show da Terra”, como bem dizia o famoso samba-enredo da União da Ilha, tem sempre dia e hora para acontecer. Mas, assim como os blocos de Carnaval antecipam a folia, as escolas de samba têm uma programação intensa ao longo de todo o ano.
Antes mesmo dos desfiles oficiais, elas promovem alguns ensaios dentro e fora das quadras, abertos ao público, como uma forma de estarem mais próximas da comunidade. Com isso, dá para aproveitar esses momentos para festejar, decorar o samba da sua escola do coração e torcer para que ela faça bonito na Avenida!