Sol, praias incríveis, futebol e boa música, assim é o Rio de Janeiro. Uma cidade com muito para admirar, mas também muitas histórias para contar, ou não tivesse já mais de 450 anos. Em todo esse tempo, a Cidade Maravilhosa foi palco de muitos acontecimentos, destacando-se em muitas frentes.
Impressionados pela cidade, a nossa equipe decidiu fazer uma pequena lista de curiosidades. Vamos lá?
Curiosidades sobre o Rio de Janeiro
1 – A origem do termo ‘carioca’
Todo mundo sabe que alguém que nasce no Rio de Janeiro é um carioca. Mas, qual é a origem desse termo? Conta-se que a palavra carioca vem da língua Tupi-Guarani, usada pelos povos indígenas.
Com a chegada dos colonizadores europeus, os indígenas terão chamado “Kari”(branco) + “oka” (casa) aos homens que estavam construindo em suas terras.
2 – Por que chamar Rio se afinal é uma Baía?
A Cidade Maravilhosa se chama Rio de Janeiro, mas, na verdade, é banhada pela Baía de Guanabara. Então, por que esse nome? Conta-se que o Rio foi descoberto pelos portugueses em janeiro de 1502.
Ao avistar a Baía de Guanabara, os europeus terão exclamado: “– Rio de Janeiro!”. Contudo, hoje em dia, alguns historiadores questionam essa teoria, argumentando que os portugueses eram navegadores experientes e, portanto, não cometeriam esse erro. Certo é que o nome pegou.
3 – Capital do Brasil e de Portugal
Com 457 anos de História, não surpreende coisa nenhuma que o Rio tenha sido a capital do Brasil. De fato, a cidade teve esse papel de capital brasileira entre 1763 e 1960.
Porém, o mais curioso nessa história é que o Rio foi também capital de Portugal. No início do séc. XIX, quando o rei D. João VI fugiu de Portugal com a família real e a sua corte o Rio se tornou na capital do então reino europeu.
4 – Mais de 100 ilhas
A Baía de Guanabara é uma maravilha da natureza. No total tem mais de 100 ilhas e dado o tamanho da baía ela se espalha por várias cidades. Assim sendo, essa é também uma das maiores baías do Brasil.
5 – Casa de uma das novas maravilhas do mundo
Certamente você já sabia disso, afinal o Cristo Redentor é um dos maiores símbolos do Rio. Mesmo assim, faz todo o sentido incluir o fato essa maravilha do mundo na nossa lista de curiosidades.
Localizada no Morro de Corcovado, a 700 metros acima do nível do mar, essa estátua abraça o Rio e o mundo. Por isso mesmo, em 2007 foi eleita uma das 7 maravilhas, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma, em Itália.
Marcos Paulo Prado | Unsplash
6 – Terra do maior Carnaval do mundo
O Carnaval do Rio de Janeiro não só é um dos mais famosos, mas também um dos maiores em todo o mundo. De fato, em 2004, o Guinness destacou esse como o maior do globo.
7 – Cidade natal de Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer foi um dos melhores arquitetos do mundo. Seu nome está para sempre ligado a Brasília, visto que ficou conhecido pelos seus projetos de edifícios cívicos para essa cidade.
Porém, o homem que é uma das figuras-chave da arquitetura moderna nasceu e foi criado no Rio de Janeiro. Além disso, Niemeyer nos deixou também algumas pérolas, como o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, entre outras.