Dia 1º de março é aniversário do Rio de Janeiro, esta cidade que tem um encanto muito próprio. Por isso, não é de estranhar que ela seja um dos destinos turísticos mais famosos em todo o mundo. O fato é que não faltam atrações para os visitantes e alguns lugares são paradas obrigatórias. Mas nem só de beleza vive a Cidade Maravilhosa; esse é também um local cheio de história.
No dia 1º de março, comemora-se a fundação do Rio de Janeiro, uma cidade com mais de 450 anos de existência. Incrível, não é mesmo? Para assinalar essa data, vamos viajar no tempo e contar a sua origem.
Aniversário do Rio de Janeiro: por que essa data?
Muitas pessoas confundem o aniversário do Rio de Janeiro com o dia do padroeiro da cidade, ou seja, São Sebastião, celebrado a 20 de janeiro. De fato, essa data é feriado municipal!
Também é feriado 23 de abril, visto que é dia de São Jorge, padroeiro do Estado do Rio de Janeiro. Contudo, e ainda que essas datas sejam muito importantes, nenhuma conta a fundação do Rio de Janeiro.
A história por trás do dia 1º de março
Vamos registrar sucintamente o episódio por trás da data de aniversário da Cidade Maravilhosa. O dia 1º de março coincide com a fundação oficial de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565, pelo capitão português Estácio de Sá.
A chegada de Estácio de Sá a terras cariocas tinha um objetivo em mente, ou seja expulsar os franceses, que haviam decidido invadir o lugar em 1555. Depois de algum tempo, e com o intuito de assegurar o domínio do local, Estácio de Sá trouxe consigo alguns navios e soldados.
No dia 1º de março, conta-se que foi então fundada oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem a D. Sebastião, futuro rei de Portugal.
Em mais de 400 anos de História, a Cidade Maravilhosa foi palco de acontecimentos muito importantes. De fato, há algumas curiosidades incríveis relacionadas com o Rio de Janeiro, mas deixaremos isso para outro artigo.