As escolas de samba se preparam o ano inteiro para desfilar no Carnaval na Sapucaí. Porém, qual delas vai desfilar primeiro e quem irá encerrar o espetáculo este ano?
Além disso, as apresentações acontecem durante dois dias do Carnaval, seja no Grupo Especial ou na Série Ouro. Então, para você não se perder, confira o cronograma com os dias e horários das escolas que fazem parte do Grupo Especial.
Os desfiles do Grupo Especial acontecem no domingo e na segunda de Carnaval
Já é tradição no Carnaval na Sapucaí: as escolas da Série Ouro desfilam na sexta e no sábado de Carnaval, enquanto o Grupo Especial mostra toda a sua alegria no domingo, dia 11, e na segunda, dia 12. Além disso, os desfiles dos dias 09 e 10 de fevereiro começam um pouco mais cedo, a partir das 21h.
Este ano, fazem parte do Grupo Especial as seguintes escolas: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.
Porto da Pedra e Beija-Flor abrem os desfiles de Carnaval na Sapucaí
Quem abre os trabalhos no desfile das escolas de samba do Grupo Especial é a Porto da Pedra, que celebra os saberes populares guiada pelo Lunário Perpétuo. O desfile está marcado para às 22h, no dia 11 de fevereiro.
Em seguida, quem desfila seu Carnaval na Sapucaí é a Beija-Flor. A escola de Nilópolis cruza a Avenida com o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. A apresentação começa às 23h.
Unidos da Tijuca e Imperatriz encerram os desfiles do domingo
A partir da meia-noite, quem faz bonito na passarela do samba é o Salgueiro, que tem como samba-enredo os povos Yanomami e o viver na floresta. Logo depois, vem a Grande Rio, cantando sobre as simbologias da onça.
Já a Unidos da Tijuca é a penúltima escola a desfilar no domingo de Carnaval e traz no seu samba uma viagem cheia de curiosidades a Portugal. Por fim, a escola campeã de 2023, a Imperatriz, fecha o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a partir das 3h da manhã, “com a sorte virada para a lua” e o testamento da Cigana Esmeralda.
Mocidade, Portela, Vila Isabel e Mangueira animam a segunda de Carnaval
E não acabou não! Na segunda, dia 12 de fevereiro, o Carnaval na Sapucaí começa a todo vapor com a Mocidade e a Portela, a partir das 22h. A escola de Padre Miguel vai levar o Caju para a Avenida, enquanto a escola de Madureira se inspirou no livro “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, para construir o seu enredo.
Na sequência, a Vila Isabel desfila na virada, trazendo uma viagem ao Templo da Criação. Além disso, a Mangueira faz seu desfile a partir de 1h da manhã, homenageando a cantora Alcione, a “Negra Voz do Amanhã”.
O Carnaval na Sapucaí fica completo com Paraíso do Tuiuti e Viradouro
Para quem vai acompanhar o Carnaval na Sapucaí do início ao fim, os últimos desfiles serão da Paraíso do Tuiuti e da Viradouro. A escola de São Cristóvão vai contar contar a história do marinheiro João Candido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, em 1910.
Por sua vez, a Viradouro, a última escola a desfilar na Sapucaí, a partir das 3h da manhã, homenageia a força da mulher negra, através do culto à cobra sagrada com o enredo ‘Arroboboi, Dangbé’. E aí, para quem vai a sua torcida?