Verdade seja dita: a arte está em todo lugar! Seja nos muros da cidade, nas cores ou nas paisagens que só o Rio de Janeiro tem, é possível enxergar inúmeras possibilidades. Mas existem lugares que são especializados em reunir o que há de mais novo e de mais clássico quando se trata pintura, fotografia, escultura, instalações, entre outros. Por isso, entre tantas opções, reunimos as galerias de arte no Rio de Janeiro que você não pode deixar de visitar.
Fábrica Bhering
A antiga fábrica – uma das maiores do país – localizada na Zona Portuária não tem só uma galeria, mas várias galerias de arte no Rio de Janeiro.
Assim, funciona como um verdadeiro polo cultural e artístico, que também abriga ateliês, lojas e mais! São mais de 15 mil metros quadrados e cinco andares de pura inspiração e a visita é imperdível!
📌Rua Orestes, 28 – Santo Cristo
Galeria Pé de Boi
O intuito de Ana Maria Chindler, proprietária da Galeria Pé de Boi, era reunir o melhor da arte popular brasileira em um só lugar.
Por isso, desse desejo, nasceu o espaço que fica em Laranjeiras, que reúne um acervo expressivo de peças, produtos e exposições de grandes artistas, tais como Nino (João Cosme Felix da Silva), Izabel Mendes da Cunha, Ulisses Pereira Chaves, entre outros.
📌Rua Ipiranga, 55 – Laranjeiras
Galeria Cavalo
Em Botafogo, a Galeria Cavalo é um espaço de arte contemporânea que se propõe a expor os trabalhos não só dos artistas que representa, como também de quem nunca antes expôs na cidade. Assim, mantém a cena cultural pulsante e sempre atualizada, promovendo ainda encontros, debates, performances e projeções.
Por duas vezes, a galeria venceu prêmios de melhor stand do setor em renomadas feiras de arte internacionais.
📌Rua Sorocaba, 51 – Botafogo
Casa da Escada Colorida
A Escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro. E é bem ali que também fica a Casa da Escada Colorida.
O local funciona como um centro de arte independente e residência artística, com o objetivo de democratizar a cultura por meio de educação, oportunidades e processos de gestão cultural. Por lá, você encontra ateliês, cursos, oficinas, eventos, cineclubes e exposições dos residentes e de artistas convidados.
📌Rua Manuel Carneiro, 18 – Santa Teresa
A Gentil Carioca
Umas das queridinhas da cidade, A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea que fica no fervo do Centro do Rio. Foi fundada por 3 artistas – Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima – e tem como objetivo trazer mais diversidade nas formas de pensar, produzir e comercializar a arte.
Se estiver passeando pela região do Saara, a visita n’A Gentil Carioca é um ótimo respiro.
📌Rua Gonçalves Lêdo, 11/17, sobrado – Centro
Anita Schwartz Galeria de Arte
Outra parada obrigatória do circuito é a Anita Schwartz Galeria de Arte, que fica na Gávea. O local foi pioneiro no Brasil em fazer um edifício arquitetonicamente pensado para receber grandes mostras, instalações e projetos especiais de arte contemporânea. São aproximadamente 700 m² de área, distribuídos em três andares, de puro deleite.
📌Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea
Z42 Arte
A casa Z42 fica no Cosme Velho e tem uma arquitetura eclética dos anos 30. Só por isso já é inspiradora. Mas, em seu interior, também estão instalados nove ateliês para artistas, salões expositivos, auditório, garagem (espaço multiuso) e um espaço a céu aberto com palco.
Assim, dá para respirar e sentir a arte contemporânea por meio dos experimentos, cursos, workshops, exposições e todas as atividades que a Z42 oferece.
📌Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho
Nara Roesler
A galeria Nara Roesler é uma das principais galerias de arte contemporânea do país, com foco em artistas brasileiros e latino-americanos, que iniciaram suas carreiras na década de 1950, bem como artistas consolidados e emergentes.
Fundada em 1989 no Rio de Janeiro, a galeria cruzou fronteiras no Brasil e também no mundo, com espaços em São Paulo e em Nova York.
📌Rua Redentor, 241 – Ipanema
Galeria do Lago
O Palácio do Catete é um prédio histórico do Rio de Janeiro e que abriga não só o Museu da República, mas também a Galeria do Lago.
Com entrada gratuita, você pode ir além dos jardins do Museu e entrar nesse espaço que tem sempre boas exposições de arte contemporânea, com obras que, de alguma maneira, também dialogam com o Museu. Fica a dica!
📌Rua do Catete, 153 – Catete
Meta Gallery
Entre as galerias de arte no Rio de Janeiro, esta é a primeira galeria totalmente dedicada à arte tecnológica no Brasil – e acabou de abrir suas portas este ano, na Cidade Maravilhosa.
Assim, a galeria expõe obras de artistas consagrados em segmentos como realidade aumentada, experiência em realidade virtual, instalação multimídia e ambiente virtual interativo. Vale a pena conferir!
📌Rua da Assembleia, 40 – Centro