Assim como todo lugar, o Rio de Janeiro também tem seus problemas. Mas ele não é chamado de Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, à toa. Assim como a famosa marchinha de Carnaval, outros artistas também já exaltaram as praias, as paisagens e as belezas cariocas em suas canções. Por isso, confira 8 músicas sobre o Rio de Janeiro para ouvir e se apaixonar ainda mais pela cidade!
Aquele Abraço, de Gilberto Gil
Apesar de ser uma música super positiva e que exalta as qualidades do Rio de Janeiro, a música de Gilberto Gil carrega muita história – e ironias – por trás. Isso porque ela foi lançada durante a Ditadura Militar e, após ficar preso por dois meses, o cantor escreveu os famosos versos como forma de falar da cidade em um período de tanta censura.
Parece fofo, mas quando o artista manda “aquele abraço” para a galera de Realengo, era para ironizar a forma que ele era tratado na prisão, que ficava localizada no bairro da Zona Oeste. Mas, apesar de tudo, o Rio continua lindo e continua sendo.
Rio 40 Graus, de Fernanda Abreu
Nada resume tão bem “o purgatório da beleza e do caos” quanto os versos de Fernanda Abreu na música Rio 40 Graus. Nela, a cantora captou tudo o que a cidade tem de melhor – e de coisas não tão boas assim – e fez uma crônica em forma de canção sobre a cidade.
Além disso, ela fala sobre a garotada favelada suburbana, camelô, classe média, deputado, manicure, madame e tantos outros personagens cariocas que transitam pela cidade e fazem ela ser o que ela é. A batida dançante deixa a música ainda mais especial.
Do Leme ao Pontal, de Tim Maia
Entre as músicas sobre o Rio de Janeiro, a canção escrita e cantada por Tim Maia faz uma bela declaração de amor à paisagem praiana da cidade, destacando todas as belezas que vão do Leme ao Pontal.
A música é dos anos 80, mas até hoje ela é cantada a plenos pulmões nos blocos de rua e nas festinhas cariocas, de preferência com muito guaraná, suco de caju e goiabada para a sobremesa!
Cariocas, de Adriana Calcanhoto
Bonitos, bacanas, sacanas e não gostam de dias nublados. Adriana Calcanhotto descreveu assim os cariocas em sua canção e só podemos dizer uma coisa: errada ela não tá!
Seja pelo sotaque, expressões, pela marra e pelo jeitinho de levar a vida, tem coisas que só quem é do Rio de Janeiro entende e, por isso mesmo, o carioca faz dessa cidade um lugar único!
Endereço dos bailes, dos MCs Júnior e Leonardo
Por falar em cariocas, o funk é um ritmo bem característico da cidade. Mas, apesar de toda a evolução do movimento, das batidas e das letras, tem canções que marcaram e ficaram para a história. A ‘Endereço dos bailes’ é uma delas, lançada em 1995.
Na época, a música dos MCs Júnior e Leonardo, da Rocinha, se tornou um dos maiores hits da dupla e até hoje faz sucesso nas festinhas. Nela, eles pedem “paz para agitar” e ainda fazem um grande passeio pelos melhores bailes funks da cidade. Tem que ter disposição para decorar todos!
Cidade Maravilhosa, de André Filho e Aurora Miranda
Mesmo se você não é do Carnaval, você já deve ter ouvido os famosos versos “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil”. Eles fazem parte da marchinha carnavalesca, composta por André Filho e Aurora Miranda, em 1934, que se tornou umas das mais famosas músicas sobre o Rio de Janeiro.
Vale destacar, no entanto, que esse apelido surgiu bem antes! Ele foi dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, no artigo “Os sertanejos”, publicado em 1908, para homenagear as belezas naturais do Rio.
Samba do Avião, de Tom Jobim
Quem chega ao Rio de Janeiro de avião tem uma vista privilegiada dos principais pontos turísticos. Mas, se você nunca teve essa sensação de ver a cidade do alto, é só ouvir a música “Samba do Avião”, de Tom Jobim.
Nela, o cantor descreve o sentimento de estar voltando para casa e ter a experiência de ver todas as lindas paisagens naturais da cidade. Não à toa, o aeroporto internacional do Rio leva o nome do cantor, como forma de homenagear o ilustre morador.
Rio de Janeiro, de Barry White
A fama do Rio de Janeiro é tão grande, que a sua beleza já foi exaltada também por artistas internacionais, sabia? O cantor Barry White foi apenas um dos que se renderam aos encantos e compôs “Rio de Janeiro”, quando visitou a cidade.
Na música, a inconfundível voz grave conta o quanto ama a diversão, o sol e as pessoas, além de descrever os lugares que visitou, como Pão de Açúcar e o bondinho. De acordo com o Barry White, não existe outro lugar igual ao Rio!