O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo – e isso todo mundo já sabe! Ou, pelo menos, deveria saber! Mas, brincadeiras à parte, tem coisas que só quem mora ou vive na cidade conhece. Expressões, jeito de se vestir e atitudes no dia a dia podem deixar qualquer turista perdido, mas, se esse é o seu caso, a gente te ajuda. Perguntamos aos nossos leitores quais são as coisas que só fazem sentido no Rio de Janeiro e selecionamos as melhores respostas. Confira!
1 – O chinelo faz parte do look sim!
Esse aqui foi um clássico nas respostas e todo mundo consegue identificar um carioca só de olhar para os pés. É que quem é do Rio está sempre de chinelo, não importa o clima e não importa o lugar.
Claro que não dá para generalizar, mas o carioca ama andar de chinelo no shopping, na rua, nas praias e até nas festas mais sofisticadas. Isso acontece porque o calçado combina muito com a vibe descontraída que o carioca quem – e que já rendeu até um Oscar de melhor figurino (#brincadeirinha).
2 – Aqui só tem duas estações no ano: muito calor e muito frio
Teoricamente, no Brasil, existem quatro estações no ano. No entanto, no Rio de Janeiro, essas estações se resumem em apenas duas. Ou está muito calor ou está muito frio, não tem meio termo!
Quando a gente diz que está muito calor, pode acreditar! No verão, as temperaturas chegam aos 40ºC e vale apelar para tudo, principalmente para um sorvetinho gostoso durante o dia. No entanto, quando a gente diz que está muito frio, duvide! Isso porque, se a temperatura for menor do que 25ºC, o carioca já coloca cachecol, casacos e meias – é sério!
3 – Toda bebida tem seu “chorinho”
Seja o mate da praia, o caldo de cana da feira ou o chopp geladinho do bar, o carioca sempre pede um chorinho. E o que significa “chorinho”? É terminar de encher o copo com a bebida que sobrou no recipiente.
Funciona assim: você pede a sua bebida, enche o copo, bebe um pouco para abrir espaço e pede para o vendedor completar o que falta. Se as outras cidades fazem isso, nós não sabemos, mas, no Rio de Janeiro, a regra é essa!
4 – Palavrão, no Rio de Janeiro, é vírgula
Quem é turista ou não conhece o jeitinho carioca de ser pode achar que as pessoas do Rio de Janeiro são muito desbocadas. Mas, na verdade, os palavrões são como vírgulas. A cada dez palavras do carioca, pelo menos 7 são palavrões!
E tem mais: quanto mais empolgado está, mais o carioca xinga! De novo, também não dá para generalizar, mas é difícil encontrar em outra cidade no Brasil outra pessoa que te trate igual o carioca. Então, se ele disser que você é fod* pra caral**, considere como elogio!
5 – Dizer “vamos marcar” é diferente de marcar alguma coisa
Coitado daquele que acredita no “vamos marcar” de quem mora no Rio de Janeiro. Isso porque, muitas vezes, essa frase fica só no plano das ideias mesmo. Dificilmente as pessoas que dizem “vamos marcar” saem juntas ou, quando isso acontece, demora muito tempo para acontecer.
Não é algo de se orgulhar, vale lembrar, mas quem mora no Rio de Janeiro sabe que não dá para levar a sério quando essa frase é dita no calor do momento. Então, se você não é do Rio, fica a dica!
6 – Garçom é chamado de tudo, menos de garçom!
Isso vale para os motoristas e outras profissões também. Todos os garçons daqui já sabem que serão chamados de consagrado, meu patrão, amigo, parceiro, moço, entre outros apelidos. Já os motoristas de ônibus são conhecidos como piloto, mas motô também é válido.
Essas foram só algumas das coisas que só fazem sentido no Rio de Janeiro, mas foram muitas as respostas dos nossos leitores nas redes sociais. Se você quiser ler e se divertir com todas, leia mais aqui!