Depois de um longo período de reformas, te contamos aqui que o Palácio Capanema reabriu, com direito à visitação guiada gratuita. Mas sabia que existem outros edifícios icônicos na cidade que você também pode conhecer de graça? Aqui está um roteiro com 5 palácios históricos no Rio para você incluir no seu próximo passeio!
Palácio Tiradentes

Atual sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes foi inaugurado em maio de 1926. E é impossível passear pelo centro da cidade e não se impressionar pela fachada imponente desse edifício!
Por dentro, o Palácio Tiradentes segue o estilo neo-grego de arquitetura, além de preservar pisos, mobiliários e estátuas da época. Sem contar que o edifício foi palco de importantes episódios históricos, como a prisão de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – vem daí o nome!
Assim, vale muito a pena conhecer o Palácio Tiradentes, que conta com visitas guiadas gratuitas. Elas acontecem sempre de segunda à sexta, das 10h às 17h, mas é preciso agendamento prévio por email!
📌Rua Primeiro de Março, s/nº – Centro
Paço Imperial

Coladinho ao Palácio Tiradentes, está o Paço Imperial, o mais antigo dos palácios cariocas!
Foi de lá que Dom Pedro I anunciou, em 1822, que não retornaria a Portugal, evento que ficou conhecido como o ‘Dia do Fico’. Além disso, também já foi a residência do governador e do Vice-Rei no século XVIII.
Atualmente, o Paço funciona como um espaço multicultural, com uma programação variada de artes visuais, cênicas e musicais. A visitação é de graça e nem precisa agendar!
📌Praça XV, 48 – Centro
Palácio Pedro Ernesto

O Palácio Pedro Ernesto, que fica do lado do Theatro Municipal, abriga a Câmara Municipal do Rio de Janeiro deste 1923.
O histórico e imponente edifício guarda importantes obras de artes, incluindo a maior pintura em tela do Brasil, um mural de 50 metros quadrados, de Eliseu Visconti.
Além disso, entre as curiosidades, recebeu o apelido do ‘Gaiola de Ouro’ por causa do altíssimo custo da sua construção na época. As visitas ao Palácio acontecem de segunda a sexta, das 10h às 16h.
📌Praça Floriano, s/nº – Cinelândia
Palácio do Catete (Museu da República)

Assim como o Palácio Capanema, o Palácio do Catete – atual Museu da República – também ficou fechado por um tempo e reabriu parcialmente no mês passado para visitação.
Assim, o público ainda não consegue ver o famoso “Quarto do Getúlio” e outras dependências, mas itens emblemáticos, como a máscara mortuária e o pijama usado no dia da morte de Getúlio Vargas, estão expostos no térreo.
As visitas acontecem de quarta a domingo, das 11h às 17h. Mas os jardins históricos estão abertos diariamente, das 8h às 18h, e sempre rolam várias feiras e festivais legais por lá.
📌Rua do Catete, 153 – Catete
Palácio de São Cristóvão

Entre os palácios históricos do Rio de Janeiro, não poderia falar nessa lista o Palácio de São Cristóvão – ou apenas Paço de São Cristóvão – que fica na Quinta da Boa Vista.
Foi a residência oficial da família real durante seus primeiros anos no Brasil. E continuou sendo a moradia oficial do imperador D. Pedro por um bom tempo, até a instauração da República.
Atualmente, o Palácio abriga o Museu Nacional, que reabriu este ano após incêndio em 2018. Por isso, a visitação está acontecendo de forma temporária, até o final do mês de agosto. De terça a domingo, a partir das 10h e a última entrada é às 15h.
📌Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão