Você já foi ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro? Pois visitar um dos prédios mais bonitos e imponentes do Rio deveria estar na sua lista de coisas para fazer na cidade!
No entanto, sabemos que muitos cariocas e turistas ainda têm dúvidas ou ainda sabem pouco sobre esse famoso teatro. Que tal conhecer algumas curiosidades?
1 – O Theatro Municipal do Rio é a principal casa de espetáculos do país
No século XIX, o teatro era uma das principais atividades artísticas do Rio de Janeiro (então capital do país). No entanto, a cidade não tinha uma sala adequada para as apresentações que aconteciam com frequência.
Assim, iniciou-se uma forte campanha para a construção de um novo teatro, liderada pelo dramaturgo Artur Azevedo. Mas a proposta só começou a ganhar espaço mesmo com a modernização do centro da cidade, feita pelo prefeito Pereira Passos.
Após obras, algumas polêmicas e alterações, a inauguração do Theatro aconteceu no dia 14 de julho de 1909 e, até hoje, ele é a principal casa de espetáculos do Brasil – e uma das mais importantes da América do Sul!
2 – A arquitetura e a decoração do Municipal são inspiradas na Ópera de Paris
Com quase 115 anos de história e quatro restaurações, o Theatro Municipal ainda mantém muito da sua beleza e da imponência, a começar pela arquitetura! Até porque é impossível passar pelo Theatro Municipal e não se impactar com tantos detalhes!
E você sabia que seu projeto arquitetônico teve inspiração na Ópera de Paris? Por isso, é possível notar muitas semelhanças entre as construções, como a mistura de estilos clássico e barroco, além de revestimentos luxuosos tanto na parte externa quanto no interior do teatro.
3 – A águia no topo do Theatro era de bronze e foi coberta de ouro
Falando em detalhes decorativos, muito se fala dos vitrais, dos mosaicos e das obras de artes que ornamentam o Theatro Municipal. Para isso, foram convocados alguns dos mais ilustres e consagrados artistas da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli.
No entanto, os observadores mais atentos e curiosos já notaram a imensa águia que fica no topo da construção. Inicialmente esculpida em cobre, a águia foi revestida com folhas de ouro na última restauração, em 2010.
4 – O Theatro oferece visitas guiadas em dias e horários específicos
Se você já quis muito entrar e conhecer toda a história do Theatro Municipal, além de admirar sua beleza, saiba que é possível sim! Isso porque a instituição conta com visitas guiadas, em dias e horários específicos, com valores a partir de R$ 10.
Para isso, é só se dirigir à bilheteria que fica no Boulevard do Theatro para adquirir a sua entrada. Os ingressos ficam disponíveis somente para o dia em questão, em qualquer um dos horários disponíveis.
5 – Você pode assistir a diferentes espetáculos no Theatro Municipal!
E se você não só já quis entrar, mas também assistir a um dos espetáculos do Theatro Municipal, o seu momento chegou!
O espaço conta com uma programação variada e inspiradora, com artistas nacionais e internacionais. Além disso, o Theatro Municipal é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet, com apresentações imperdíveis que encantam cariocas e turistas.
Que tal fazer um programa diferente e cultural no Rio? Você pode conferir toda a programação aqui!