O jeitinho carioca de ser é único, tanto que até poderia concorrer a um Oscar. Mas toda a sua fama de brincalhão e descontraído pode acabar em um segundo, caso você diga algo que o irrite. Quer saber o que nunca dizer a um carioca? Perguntamos aos nossos leitores e aqui estão algumas das melhores respostas!
1 – Falar mal do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma cidade linda, mas isso não significa que não tenha seus problemas. Entre eles, segurança, transporte e saneamento são alguns pontos que precisam melhorar!
Mas, apesar de serem problemas conhecidos, essa é uma das coisas que você nunca deve dizer ao carioca. Isso porque ele fica sim muito irritado se qualquer outra pessoa de outra cidade, estado ou país fala mal do Rio de Janeiro. Afinal, somente o carioca pode falar mal da cidade que ele mora!
2 – Dizer que São Paulo é melhor que o Rio…
A rivalidade entre São Paulo e Rio de Janeiro é antiga e, por aqui, é claro, isso gera muitas piadas e memes nas redes sociais. No entanto, se você disser a um carioca que São Paulo é melhor do que a Cidade Maravilhosa, é melhor se preparar!
Isso porque o carioca não aceita perder esse posto e vai te contar mil argumentos querendo te convencer do contrário. E é bem capaz de conseguir, viu, porque se tem uma coisa que o carioca tem é lábia!
3 – … ou chamar biscoito de bolacha
Ainda no assunto Rio de Janeiro x São Paulo, os cariocas podem até dar o braço a torcer para as coisas boas que os paulistanos contam sobre a sua respectiva cidade, como a variedade na gastronomia, por exemplo.
Porém, nunca, em hipótese alguma, chame biscoito de bolacha perto de um carioca. Essa é uma questão inegociável. Aqui é biscoito, e ponto.
4 – Achar que o carioca só vive de praia
Sim, temos lindas praias e belas paisagens naturais, mas acreditar que o carioca só vive na praia é só coisa de novela mesmo. Inclusive, embora seja o sonho de muitos, esse é um estereótipo que até irrita alguns moradores do Rio, pois pode causar a impressão de que o carioca não faz mais nada da vida.
Além disso, acredite, nem todo carioca gosta de praia e o Rio de Janeiro tem muitas outras opções para curtir fora da areia, como museus, parques, bares e mais!
5 – Falar que o carioca não sabe o que é frio
Com ondas de calor atípicas e um verão que parece durar o ano inteiro, é difícil falar em inverno no Rio de Janeiro. Por isso mesmo, qualquer diminuição de temperatura já faz o carioca tirar os casacos do armário e preparar aquela sopinha para o jantar.
Por isso, se você não mora no Rio de Janeiro ou está acostumado com temperaturas mais baixas, não diga que o carioca não sabe o que é sentir frio, porque ele vai se irritar. Afinal, menos de 25ºC é frio sim!
6 – Que o carioca fala muito palavrão
Já dissemos no começo que o carioca tem um jeitinho peculiar de ser, mas também de se comunicar. Com isso, o palavrão é algo recorrente e que faz parte do vocabulário de muitos cariocas, tanto para o bem quanto para o mal.
Assim, se você não estiver acostumado, não precisa se assustar se algum carioca soltar algum palavrão, porque tudo vai depender do contexto da frase. Mas, se você disser a um carioca que ele fala muito palavrão, aí corre o risco de você ouvir outros dez piores. Fica a dica!
Para conferir todas as respostas, clique no post que fizemos aqui! E não deixe de seguir a gente nas redes sociais!