É primavera no Rio de Janeiro, mas a sensação térmica na cidade é de verão extremo! E não é exagero: as temperaturas irão ultrapassar os 40ºC nesta semana e já há registros de sensação térmica acima dos 50ºC na Zona Oeste da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova onda de calor já se espalha pelo Brasil e o Rio de Janeiro já tem recordes de temperatura!
Onda de calor afeta várias regiões do Brasil, incluindo o Rio
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, novos episódios de onda de calor já estão atingindo diferentes regiões no Brasil. Assim, as temperaturas máximas ficarão acima dos 30ºC em várias áreas, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do país.
Além disso, o Instituto já emitiu um alerta vermelho para estas regiões, indicando que as temperaturas previstas estarão 5°C acima dos normais sazonais. Nesta segunda, 13 de novembro, foi registrada sensação térmica foi de 52,7°C em Guaratiba, na Zona Oeste, às 8h da manhã, segundo o Alerta Rio.
Rio de Janeiro tem temperaturas acima dos 40ºC nesta semana
A onda de calor já está se espalhando por todo o Brasil, mas alguns locais serão mais afetados pelo clima. E os cariocas já estão sentido o calorão, pois o Rio de Janeiro é um deles!
A cidade não só terá temperaturas elevadas, como já bateu recordes e segue em alta nesta semana. A previsão é que ultrapasse os 40ºC durante a semana inteira, com sensação térmica acima dos 50! Acompanhe a previsão do tempo para o Rio de Janeiro aqui!
Dicas para se cuidar durante onda de calor no Rio
Os cariocas já estão habituados às altas temperaturas durante todo o ano, mas isso não significa que não se deva ter cuidado com a onda de calor que já atinge a cidade, ainda mais quando se trata de picos atípicos para o período.
Por isso, beber bastante água é uma das principais dicas dos especialistas para se hidratar nessa onda de calor. Além disso, protetor solar e acessórios como bonés e chapéus ajudam a manter a pele protegida. Também é importante evitar a prática de exercícios e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Se cuidem!