A partir do dia 27 de maio, a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro recebe a exposição World Press Photo 2025. A mostra itinerante traz 42 projetos vencedores do 68º Concurso Anual, que refletem os temas mais urgentes da atualidade. Entre eles, política, gênero, migração, conflitos armados e a crise climática, reunindo histórias captadas por fotógrafos de 31 países. E o Brasil tem alguns destaques com profissionais e imagens premiadas!
O que esperar da exposição World Press Photo 2025?
O Concurso Anual World Press Photo existe desde 1955, para reconhecer e celebrar o melhor do fotojornalismo e da fotografia documental.
No entanto, para esta edição, o concurso adota uma estrutura regional, com seis regiões globais: África; América do Norte e Central; América do Sul; Ásia Ocidental, Central e Sul Asiático; Ásia-Pacífico e Oceania; e Europa.
Além disso, a novidade é a mudança de um para três vencedores nas categorias Fotografia Individual e Reportagem em cada região do mundo. Há ainda um vencedor por região na categoria Projeto de Longo Prazo.
Desde o início, o projeto exibe imagens com temas urgentes da atualidade. Neste ano, os projetos vencedores documentam desde protestos e levantes em países como Quênia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, até retratos inesperados de figuras políticas nos Estados Unidos e na Alemanha.
Além disso, revelam histórias comoventes de jovens ao redor do mundo, assim como o impacto das mudanças climáticas em diferentes partes do mundo, com registros de desastres no Peru, Brasil e Filipinas.
Fotógrafos brasileiros e imagens do Brasil são alguns dos destaques
Por falar em Brasil, fotógrafos brasileiros e imagens do país são alguns dos destaques do World Press Photo 2025.
Isso porque, entre os premiados, estão três profissionais brasileiros: Amanda Perobelli, André Coelho e Anselmo Cunha.
Além disso, o Brasil ganhou protagonismo na lente de outros profissionais internacionais. Isso porque o fotógrafo mexicano Musuk Nolte registrou imagens da seca na Amazônia, assim como Jerome Brouillet, que fez a histórica foto do atleta olímpico Gabriel Medina durante as Olimpíadas de Paris.
Mostra fica em cartaz na CAIXA Cultural até julho
A exposição ainda irá circular em várias cidades pelo mundo e chega ao Rio de Janeiro a partir do dia 27 de maio. Por aqui, fica em cartaz até o dia 20 de julho, então aproveite para visitar a exposição.
Depois da Cidade Maravilhosa, ainda segue para São Paulo, e depois Curitiba e Salvador, que recebem pela primeira vez a exposição.
World Press Photo 2025
📌CAIXA Cultural | Rua do Passeio, 38 – Centro
📅De 27/05 a 20/07 | terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 11h às 18h
💵Entrada gratuita