O Rio de Janeiro é uma cidade vibrante, onde muita coisa acontece ao ar livre. No entanto, seja em museus e em outros espaços culturais, a cidade também recebe ótimas exposições para visitar e aprender bastante. Quer saber as nossas sugestões para este mês? Então confira as exposições no Rio de Janeiro para você curtir!
Ideias radicais sobre o amor
Em ‘Ideias radicais sobre o amor’, que está em cartaz no Museu de Arte do Rio, a carioca Panmela Castro se aprofunda no tema com obras inéditas, entre fotos, pinturas, esculturas e vídeos.
Além disso, essa é a primeira exposição participativa da artista no MAR, com performances especiais para que o público interaja com suas obras.
📅Até 24/11 | terça a domingo, das 11h às 18h
📌MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
💵A partir de R$ 10 (meia-entrada) | às terças, entrada gratuita
Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha
Essa exposição no CRAB homenageia uma das mais notáveis artistas populares do Brasil: a mestra artesã dona Izabel Mendes da Cunha.
Assim, faz um mergulho profundo no legado de Dona Izabel, cuja obra transcendeu fronteiras regionais e conquistou reconhecimento nacional e internacional. São 300 obras da mestre artesã, distribuídas em oito salas, celebrando o centenário de nascimento da Dama do Barro do Jequitinhonha e criadora das famosas bonecas-moringa.
📅Até abril de 2025 | terça a sábado, das 10h às 17h
📌CRAB Sebrae | Praça Tiradentes, 69/71 – Centro
💵Entrada gratuita
Pedra, metal e madeira
Quem curte arte contemporânea não pode perder essa exposição ‘Pedra, metal e madeira’, que está rolando na Galeria Maneco Müller | Mul.ti.plo.
Isso porque a exposição reúne cerca de 20 obras recentes de Luiz Zerbini, a maioria inédita, cuja produção se destaca por uma voluptuosa e desconcertante paisagística, que combina vegetação, ambientes urbanos, entre outros elementos.
📅Até 14/11 | segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
📌Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon
💵Entrada gratuita
Pretagonismos
Entre as exposições no Rio de Janeiro, a mostra ‘Pretagonismos’ marca a reabertura da galeria do Espaço Cultural BNDES, que estava fechada desde a pandemia da Covid-19. Mas não só!
Além disso, a mostra reúne 105 obras de artistas como Antônio Bandeira, Manuel da Cunha, Ana das Carrancas e Arthur Timóteo da Costa, com foco nas trajetórias de resiliência e heroísmo da população negra em uma sociedade historicamente racista,
📅segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
📌Espaço Cultural BNDES | Avenida República do Chile, 100 – Centro
💵Entrada gratuita
Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil
No CCBB, não deixe de conferir a exposição Fullgás. Isso porque a mostra reúne cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, além de documentos e objetos, que dão um panorama da década de 1980 no Brasil.
No entanto, a mostra aborda o período de forma ampla, entendendo que seus questionamentos e impulsos começaram e terminaram fora do marco temporal de dez anos que tradicionalmente constitui uma década.
Assim, abrange o período entre 1978 e 1993, tendo como marcos o final do Ato Institucional 5 e o ano posterior ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
📅Até janeiro de 2025 | quarta a segunda, de 9h às 20h
📌CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
💵Entrada gratuita
Essa chama não se apagará jamais
O artista Nando Paulino está com uma exposição dentro do icônico bar Al Farabi.
O ponto de partida das suas obras são desenhos de observação realizados em rodas de samba, ensaios na quadra e em outras dependências de Mangueira, já que é membro e participante do dia a dia da escola.
Assim, a partir destas criações feitas “a quente”, o artista realiza composições em aquarela e, posteriormente, em tinta acrílica.
📅quartas, 12h às 17h| quinta a domingo, de 12h às 19h | dias de evento: 12h às 21h
📌Al Farabi Bar e Sebo | Rua do Mercado, 34 – Entrada pelo Boulevard Olímpico
💵Entrada gratuita
Entre Mundos
Falamos aqui sobre os melhores hotéis do Rio de Janeiro, incluindo o MGallery, em Santa Teresa. Por lá, a cada dois meses, acontece o Art Project, onde o Bar dos Descasados se transforma em uma galeria de arte.
A exposição da vez é a ‘Entre Mundos’, do artista Jefferson Svoboda, que ilustra o romantismo em expressar sentimentos genuínos em tempos de tecnologias e seus algoritmos.
Nas pinturas sobre antigos mapas, cerâmicas e loucas e nos objetos em madeira, o tempo e o espaço adquirem outra dimensão e um significado diferentes.
📅Até 08/12 | das 8h às 22h
📌Hotel MGallery | Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa
💵Entrada gratuita
Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua
Na histórica Rua da Alfândega, está em cartaz a exposição ‘Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua’.
A artista, que mora no Centro do Rio, escolheu o local para comemorar seus 30 anos de carreira. A proposta é celebrar a trajetória da multiartista em seu pertencimento afetivo-ativista à cidade do Rio de Janeiro, composta de instalações, ações, registros, obras plásticas, pictóricas, gráficas e de escultura.
📅Até 17/11 | quinta a domingo, das 14h às 18h
📌Rua da Alfândega, 50 – Centro
💵Entrada gratuita
Entre Nós
Neste mês, o Paço Imperial recebe trabalhos premiados pelo Instituto Moreira Salles na exposição coletiva ‘Entre Nós’.
No total, serão cerca de 200 trabalhos, que incluem diferentes formatos, como fotografias, vídeos e instalações. Além disso, todas as obras tratam de temas urgentes e atuais, como fluxos migratórios, ancestralidade, desafios ambientais, entre outros.
📅De 13/11 a 02/02 | terça a domingo e feriados, das 12h às 18h
📌Paço Imperial | Praça XV, 48 – Centro
💵Entrada gratuita
Frente a Frente
Também no Paço Imperial, César Oiticica inaugura, este mês, a exposição ‘Frente a Frente’.
Serão 20 obras inéditas ou que estão há muito tempo sem serem vistas pelo público, grande parte delas do período em que o artista integrou o Grupo Frente, fundado por Ivan Serpa em 1954 e que teve a participação de importantes nomes, como Abraham Palatnik, Hélio Oiticica, Lygia Clark, entre outros.
Também farão parte da exposição obras recentes, apresentando ao público um panorama da trajetória do artista.
📅De 13/11 a 02/02 | terça a domingo e feriados, das 12h às 18h
📌Paço Imperial | Praça XV, 48 – Centro
💵Entrada gratuita
Entrespaços
Entre as exposições no Rio de Janeiro que estão imperdíveis este mês, também está ‘Entrespaços’.
A mostra de Júlio Vieira apresenta pinturas em acrílica e óleo que exploram novas concepções de paisagem, com referências coletadas em seus deslocamentos cotidianos por metrópoles no Brasil e no exterior.
📅Até 16/11 | terça a sábado, das 12h às 19h
📌Centro Cultural Correios | Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
💵Entrada gratuita
Toda aurora tem seu fim
Aproveite a ida ao Centro Cultural Correios para também visitar a exposição ‘Toda aurora tem seu fim’.
A individual de Andrey Rossi trazem pinturas a óleo que refletem sobre temas como o silêncio, a impermanência e a solidão. Os ambientes em ruínas em suas telas são baseados no imaginário do artista, formado durante sua infância no interior de São Paulo, período em que explorava locais abandonados da região.
📅Até 16/11 | terça a sábado, das 12h às 19h
📌Centro Cultural Correios | Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
💵Entrada gratuita
Então, curtiu as nossas dicas de exposições no Rio de Janeiro?