Localizada em Angra dos Reis, a Praia do Laboratório é uma atração única! Um mergulho por aqui equivale a experiência de se banhar em uma deliciosa jacuzzi, isso porque suas águas são aquecidas pelas usinas nucleares Angra 1 e 2 durante o ano inteiro! Pegar uma prainha no inverno? Lá pode!
Com uma localização discreta e de difícil acesso por falta de sinalização, o ponto turístico ganhou o apelido de “praia secreta” e atrai turistas por ser quentinha. Esse fenômeno ocorre pois durante a produção de energia, as águas marítimas são utilizadas para resfriar o vapor por circuitos isolados e, depois, são devolvidas para o mar mais quentes. Ainda assim, não há contato desta água com possíveis materiais radioativos.
Como acessar a Praia do Laboratório?
Não espere placas! A rota para esse destino secreto não é muito bem sinalizada, mas ainda assim vale a pena! Na Rodovia Rio-Santos, sentido Rio de Janeiro, você vai encontrar uma pequena estrada asfaltada perto das Usinas, basta pegar essa saída e logo você chegará à Praia do Laboratório.
O visual deste ponto turístico é deslumbrante! Se você curte as paisagens do litoral, com certeza vai se encantar com a areia branquinha, água climatizada e vegetação nativa que abraça o entorno da praia. Além disso, há grandes chances de que você veja tartarugas nadando na região, já que elas são atraídas pela temperatura mais quente do mar.
Entenda os riscos desta praia!
Sim, você corre um risco enorme na Praia do Laboratório: o risco de relaxar e se divertir em águas quentinhas e cristalinas! Brincadeiras à parte, desde 2016 a Eletronuclear e o Instituto Estadual do Ambiente monitoram se as águas são próprias para banho e classificam o local como seguro. Então, não há com que se preocupar.
Na verdade, se há uma preocupação que você deve ter é levar um lanchinho. A área não tem restaurantes e quiosques, e conta com ambulantes somente em alta temporada. Então, inclua comidinhas na sua bolsa de passeio para passar o dia e não ficar com fome.