Você acha que a programação cultural do Rio de Janeiro se restringe somente à zona sul da cidade? Então é hora de começar a olhar para outros cantos. E a gente te ajuda! O recém-inaugurado Pavilhão Maxwell Alexandre é um espaço de arte que fica em São Cristóvão, aberto ao público de terça a domingo, com entrada gratuita. Vem saber mais!
Espaço surgiu da vontade de ir além do circuito oficial de arte
Quem dá nome ao Pavilhão, também conhecido como “capela”, é o artista Maxwell Alexandre, nascido e criado na Rocinha. O jovem é um dos grandes nomes da nova geração das artes visuais e já realizou exposições não só no Brasil mas também em diferentes partes do mundo, em museus do Rio, São Paulo, França, Marrakech, Londres e Nova York, entre outros.
No entanto, com um grande volume de produção, Maxwell sentiu a necessidade de ter um espaço próprio, com a intenção de mostrar seu trabalho fora do circuito oficial de arte contemporânea, “tendo em vista que os museus e as galerias têm outros interesses, precisam atender outros artistas e estabelecer diversidade em seus programas”, como descrito em seu site oficial.
Pavilhão Maxwell Alexandre concentra trabalhos ainda em desenvolvimento
Além da vontade e da necessidade de ter um espaço só seu, o artista encontrou no Pavilhão a oportunidade de exibir seus trabalhos ainda em fase de desenvolvimento. Assim, esse movimento é justamente o oposto do que se espera no cenário artístico tradicional, que expõe o objeto já pronto e intocável ao público.
Então, de forma provocativa e “inacabada”, Maxwell e as obras do seu Pavilhão convidam os visitantes a pensar e a se relacionar com a arte contemporânea não de forma elitizada, mas de um jeito mais próximo, vulnerável e intimista.
Galeria em São Cristóvão fica aberta ao público e tem visitação gratuita
Por isso, vale muito a pena visitar esse espaço recém-inaugurado em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Atualmente, quem chegar ao Pavilhão Maxwell Alexandre vai poder conferir de perto a exposição “Novo Poder: Passabilidade”.
Nela, o artista retrata a comunidade preta nos espaços consagrados de contemplação da arte contemporânea, como galerias, museus, centros culturais e fundações. São pinturas enormes, feitas em papel pardo (marca registrada do artista), penduradas pelo galpão. Esta exposição fica em cartaz até junho e a galeria está aberta para visitação de terça a domingo, com entrada gratuita!
Pavilhão Maxwell Alexandre
Onde: Rua Figueira de Melo, 421 – São Cristóvão
terça a domingo, das 14 às 20h
Entrada gratuita