Vai começar a temporada 2023 no Museu de Arte do Rio! Assim, para dar início à nova programação, o MAR traz, em fevereiro, a exposição “Todos Iguais, Todos Diferentes?” de Pierre Verger, que mostra a relação do fotógrafo francês e seu olhar sobre a diversidade cultural. A ideia é fazer o público refletir sobre a pluralidade de povos e culturas. Saiba mais sobre a mostra!
“Todos Iguais, Todos Diferentes?” reforça respeito com a diversidade cultural
Pesquisar e retratar a diversidade cultural não só foi objeto de estudo do fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger, mas também seu objetivo de vida desde que saiu da França, em 1930, para adotar uma nova forma de viver e pensar. Por isso, as fotografias que serão expostas no MAR revelam a essência do seu pensamento.
“Elas expressam uma das contradições mais importantes, universais e indispensáveis para um mundo harmonioso, mas que infelizmente é raramente aceita: no fundo, somos todos iguais em sermos diferentes; assim, somos todos diferentes, mesmo sendo iguais ou deveríamos sê-lo”, afirma Alex Baradel, curador da exposição.
Exposição no Museu de Arte do Rio traz mais de 200 fotografias de Pierre Verger
Para a exposição no Museu de Arte do Rio, o público terá acesso a um acervo de mais de 200 fotografias, apresentadas em diversos formatos e suportes – ampliações recentes e documentos originais. Além disso, a mostra conta com uma projeção utilizando retratos realizados por Verger ao longo da sua vida.
Para complementar, serão exibidos depoimentos de diversos artistas, intelectuais e pensadores oriundos dos países fotografados por Verger. Entre eles, Esteban Volkov e Juan Coronel Riveira, netos de Trotsky e de Diego Riveira.
Abertura da mostra “Todos Iguais, Todos Diferentes?” terá entrada gratuita
A nova temporada de exposições do Museu de Arte do Rio inicia no dia 11 de fevereiro, com a estreia da mostra “Todos Iguais, Todos Diferentes?”, em parceria com a Fundação Pierre Verger.
Porém, tem uma novidade: no dia da abertura, a entrada será gratuita e conta ainda com uma visita guiada com Alex Baradel, curador da exposição. Além das fotografias e das projeções, um livro-catálogo homônimo, com retratos produzidos por Verger entre os anos 1930 e 1970, em mais de 20 países dos cinco continentes, também será vendido durante a exposição, na recepção do museu. Então, anota na agenda e não perca!
Museu de Arte do Rio
“Todos Iguais, Todos Diferentes? fotografias de Pierre Fatumbi Verger”
Onde: Praça Mauá, 5 – Centro.
Abertura: 11 de fevereiro (sábado), às 11h.
Às 12h, visita guiada com o curador Alex Baradel. Entrada gratuita na estreia.
Funcionamento do MAR: de quinta a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)