O Instituto Moreira Salles, que fica localizado no alto da Gávea, vai fechar temporariamente para reformas. No entanto, ainda é possível visitar o centro cultural e conferir o que está rolando de bom por lá. Por isso, se você ainda não conhece esse espaço e não sabe o que fazer por lá, a gente te conta! Confira 5 motivos para você não deixar de ir este mês – antes que feche!
1 – O Instituto Moreira Salles tem entrada gratuita!
Nada melhor do que visitar lugares lindos no Rio de Janeiro e não ter que pagar nada por isso. E o Instituto Moreira Salles é um desses lugares que você precisa conhecer! Isso porque o centro cultural tem entrada gratuita e sempre está rolando alguma exposição interessante por lá.
Durante a semana, o IMS funciona de terça a sexta, de 12h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados (exceto segundas), você pode visitar das 10h às 18h.
2 – Você pode conferir a exposição de Miguel Rio Branco
Por falar em exposição interessante, quem for ao IMS do Rio em março vai poder conferir a mostra “Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas”, com trabalhos de Miguel Rio Branco, um dos principais fotógrafos brasileiros contemporâneos.
A exposição reúne fotos desde os anos 1970, quando Rio Branco iniciava as experimentações com a fotografia, até os dias de hoje. As obras investigam temas caros ao artista, como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão, além de evidenciar o caráter multidisciplinar de sua produção. A gente já visitou a exposição e garante: vale muito a pena!
3 – Dá para tomar um café delicioso no Empório Jardim
Além de visitar a exposição do Miguel Rio Branco, que está em cartaz este mês no IMS, você também pode aproveitar para tomar um delicioso café no Empório Jardim, que também tem unidade no Jardim Botânico, conhecido por servir café da manhã o dia inteiro, além das ótimas opções de almoço, lanche e jantar.
No IMS, o Empório Jardim tem uma área externa cercada pelos jardins projetados por Burle Marx e é uma ótima pedida para sentar e relaxar. Se você estiver com crianças, elas podem se divertir observando as carpas do lago, enquanto você curte a paisagem degustando um bom café!
4 – Conhecer todos os cantinhos do Instituto Moreira Salles
A casa, que é sede do IMS Rio, foi projetada pelo arquiteto Olavo Redig de Campos em 1948 e inaugurada em 1951 como residência da família Moreira Salles. Em 1999, o espaço passou por adaptações para se transformar em centro cultural.
Para quem curte conhecer lugares icônicos do Rio de Janeiro, o IMS é uma oportunidade para ver de perto a construção modernista no alto da Gávea, rodeada por muitas áreas verdes em meio a mata da Floresta Tijuca. E não deixe de tirar uma foto na famosa parede de cobogó. É linda!
5 – O Instituto Moreira Salles vai fechar em março
Desde que se transformou em um centro cultural, o IMS organiza e recebe exposições de fotografia e de artes visuais de artistas brasileiros e estrangeiros, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas: a ZUM, sobre fotografia contemporânea, e a serrote, de ensaios sobre arte, política e literatura.
No entanto, a partir de abril, o espaço ficará fechado para reformas, com previsão de cerca de quatro anos. Por isso, se você ainda quer visitar o IMS, aproveite até o dia 26 de março! A boa notícia é que a programação do IMS será apresentada em outras instituições culturais do Rio, como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu de Arte do Rio. Fique de olho!