Não sabe o que fazer no Jardim Botânico? Que tal conhecer um pouco mais sobre as plantas da região e sem pagar nada por isso? Toda sexta-feira de manhã, o JB oferece trilhas guiadas gratuitas – as Track Fridays – para mostrar em detalhes as diferentes espécies de plantas de acordo com o tema do mês. Confira os detalhes para se programar!
Fevereiro é o mês da trilha evolutiva em homenagem a Charles Darwin
As trilhas guiadas gratuitas no Jardim Botânico são uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre as plantas e fazer um passeio diferente pelo parque. Elas acontecem toda sexta-feira de manhã e, por isso, receberam o nome de Track Fridays.
Além disso, as Track Fridays são temáticas e, em fevereiro, o Jardim Botânico vai oferecer uma trilha evolutiva, homenageando o naturalista britânico Charles Darwin. O pesquisador nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 e sua obra, A origem das espécies, é considerada o livro acadêmico mais influente da história.
A trilha guiada vai passar por 14 pontos no Jardim Botânico
A proposta da trilha evolutiva é justamente apresentar os diferentes estágios de evolução das plantas no planeta, de acordo com os estudos feitos por Darwin. Assim, quem fizer a trilha vai passar por 14 pontos específicos do parque, conhecendo mais sobre as espécies.
De acordo com as informações do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, a evolução trata de processos em que espécies sofrem mutações aleatórias, favorecendo sua adaptação ao meio ambiente e às mudanças que nele ocorrem. Também é importante saber que as plantas que têm flor e fruto na maturidade formam o grupo vegetal dominante na Terra, que sucedeu os musgos, samambaias e pinheiros, e são base da nossa alimentação e cultura. Interessante, não é mesmo?
Saiba como fazer a trilha guiada e mais dicas do que fazer no Jardim Botânico
Se você ainda não sabia o que fazer no Jardim Botânico, então agora você já tem essa dica! As Track Friday, como você já sabe, acontecem sempre às sextas, a partir das 10 horas da manhã, e têm 1h30 de duração. A saída é do Centro de Visitantes e não é preciso agendamento prévio. Basta chegar no local na hora combinada e partir com a galera!
Vale ressaltar que a trilha evolutiva é gratuita, mas há cobrança de ingresso para o arboreto. O pagamento é feito na bilheteria, somente em dinheiro, mas os cidadãos brasileiros com CPF podem comprar ingressos online, via pix ou cartão de crédito. Veja mais informações no site!