Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, a exposição Diálogo no Escuro está chegando ao Rio de Janeiro. A partir do dia 13 de abril, no Museu Histórico Nacional, o público vai ter a chance de participar de uma experiência diferente, para entender na prática o que é diversidade, empatia e inclusão. Saiba mais!
Os visitantes são conduzidos por pessoas com deficiência visual
Na exposição Diálogo no Escuro, os visitantes fazem um passeio, que dura pouco mais de uma hora, em salas completamente escuras, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos – como parques, ruas, mercearias e bares.
No entanto, quem serão os guias dessa visita serão pessoas com deficiência visual. Essa “inversão de papéis” tem como objetivo tirar as pessoas da zona de conforto e entender como é viver em mundo sem imagens.
Foco da exposição não é a cegueira, mas sim a empatia
Vale reforçar que a exposição Diálogo no Escuro não é sobre enfatizar a cegueira, mas sim mudar a mentalidade das pessoas sobre a deficiência e as formas de existir no mundo. Isso porque, ao explorar outros sentidos, as pessoas também saem da sua zona de conforto e entendem a importância da compreensão, empatia e solidariedade com o outro.
Além disso, durante e após a visitação, as pessoas também têm a chance de quebrar barreiras na comunicação, em um espaço seguro para fazer perguntas e conhecer melhor sobre as deficiências, limitações e potencialidades do outro.
“Diálogo no Escuro” vai rolar no Museu Histórico Nacional, em curta temporada
O projeto tem mais de 30 anos, já passou por 140 cidades e mais de 40 países. E mais: a exposição foi vista por mais de 9 milhões de visitantes e empregou mais de 8 mil pessoas com deficiências visuais. Assim, agora é a vez dos cariocas terem a oportunidade de conhecer!
A exposição Diálogo no Escuro chega ao Rio de Janeiro a partir do dia 13 de abril, no Museu Histórico Nacional. E mais: para celebrar o centenário do Museu, a exposição será gratuita! Imperdível!
Exposição “Diálogo no Escuro”
Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n – Centro
Quando: a partir de 13 de abril – curta temporada!
De quinta a domingo
Quinta e Sexta: das 10h às 17h (16h última sessão)
Sábado e Domingo: das 13h às 17h (16h última sessão)
Entrada gratuita