![Bode Cheiroso](https://offloadmedia.feverup.com/riodejaneirosecreto.com/wp-content/uploads/2023/04/13070501/Bode-Cheiroso-1024x682.png)
Cariocas e botecos formam a dupla perfeita, não é mesmo? E, para quem ama um barzinho, a notícia é ótima! Já começou o Comida di Buteco, o maior concurso de botecos do Brasil, e vários bares do Rio de Janeiro estão na disputa – são mais de 100! Saiba mais sobre a competição e os participantes desta edição!
O Comida di Buteco acontece desde os anos 2000
Tudo começou em Belo Horizonte, onde rolou a primeira edição, em 2000. Na época, só tinham apenas 10 bares mineiros participantes, mas o concurso logo conquistou o público e a crítica por todo o país.
O Rio de Janeiro só entrou na disputa em 2008, mas, de lá para cá, várias outras cidades também quiseram fazer parte dessa deliciosa competição. Assim, nesta edição de 2023, os números atingiram um recorde: são 24 circuitos, 50 cidades e 1.000 botecos participantes!
O tema da edição 2023 remonta aos primórdios da humanidade
Com o enorme sucesso e números tão expressivos, a edição 2023 do Comida di Buteco faz um resgate aos primórdios da humanidade e da culinária ao redor do mundo. Por isso, o tema é Ervas e Especiarias, que fazem parte das cozinhas de todo o país e permitem que os botecos usem e abusem da criatividade.
Para temperar ainda mais a disputa, o concurso não foca apenas na comida em si. Também são levados em consideração o atendimento, temperatura da bebida e higiene, além do petisco! E mais: a cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Como funciona o Comida di Buteco
Melhor do que isso, só mesmo experimentando todas as delícias dos bares competidores, não é mesmo? Para provar e votar, basta ir até ao barzinho de sua preferência e pedir o prato do concurso, que custa um valor já tabelado. Você vai receber uma cédula para avaliar a sua experiência. Mas atenção: é só até o dia 07 de maio!
O concurso tem duas etapas. A primeira é regional, onde a votação é feita pelo público e pelos jurados da própria cidade. Em seguida, os campeões de cada circuito são avaliados por um novo corpo de jurados para eleger então o Melhor Buteco do Brasil.
No Rio de Janeiro, 132 bares estão na disputa e você pode conferir a lista completa dos participantes e seus respectivos pratos aqui.