Maio está aí e já começa logo com um feriado. Por isso, nada mais justo do que montar uma programação especial cheia de coisas para fazer no Rio de Janeiro este mês! São muitas dicas, das mais turísticas às mais locais, com diferentes propostas, e você pode ficar à vontade para escolher as que mais te agradam. Só não pode dizer depois que não fez nada porque não tinha opção! Então, confira o nosso guia com 20 coisas para fazer no Rio de Janeiro em maio!
1 – Curtir o Samba do Trabalhador no Clube Renascença
Toda segunda-feira acontece o Samba do Trabalhador, no Clube Renascença. Por isso, nada melhor do que comemorar a folga do Dia do Trabalho com sambinha e bebida gelada! O clima é muito animado e o samba já começa cedo, a partir das 16h. Para começar a semana com tudo!
Onde: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí
2 – Assistir a um concerto à luz de velas em pontos icônicos
Entre as coisas para fazer no Rio de Janeiro em maio, já imaginou assistir a um espetáculo à luz de velas no Museu do Amanhã ou no Solar Real? Pois é, os Concertos Candlelight estão acontecendo nos lugares mais icônicos da cidade e os ingressos estão à venda – e voando! Então, aproveite para escolher a data e garantir logo o seu!
3 – Visitar uma galeria de arte diferente na cidade
São muitas as galerias de arte no Rio de Janeiro, com o melhor da arte popular e contemporânea, além de obras clássicas. No entanto, alguns lugares trazem uma perspectiva completamente nova de diferentes manifestações artísticas. Por isso, fizemos uma lista aqui das galerias no Rio que você não pode deixar de visitar em maio (ou em outra época de ano)!
4 – Participar do Rio Art Tattoo no Pier Mauá
A primeira edição do Rio Art Tattoo já tem datas e local para acontecer na cidade. Então, se você curte tatuagens e piercings, pode anotar na agenda. Entre os dias 5 a 7 de maio, no Píer Mauá, o evento reunirá mais de 300 artistas nacionais e internacionais, além de exposições, gastronomia, áreas para skate e shows.
Onde: Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá
5 – Dançar e cantar no Rock 80 Festival em Copacabana
Divertido e nostálgico, o Rock 80 Festival é a dica perfeita para quem quer curtir os maiores sucessos nacionais e internacionais da década de 80. Com uma programação musical variada, comida e cerveja, o festival vai rolar na Praça do Lido, em Copacabana, nos dias 6 e 7 de maio, das 12h às 23h. Tem mais: é um evento solidário e a renda será revertida para instituições de caridade.
6 – Passar um domingo no Museu Histórico da Cidade na Gávea
Se você não conhece o Museu Histórico da Cidade, então fica a dica de um lugar imperdível no Rio. Ele fica localizado no Parque da Cidade, na Gávea, e tem sempre uma programação legal rolando por lá. Mas, se a gente puder sugerir um dia, vá no domingo cedinho, para curtir o dia, visitar as exposições e ainda comer bem na barraca Tabuleiro da Baiana.
Onde: Estrada Santa Marinha, s/nº – Gávea
7 – Fazer uma visita guiada ao Palácio Tiradentes no Centro
No final de abril, o Palácio Tiradentes reabriu as portas ao público para visitas guiadas e gratuitas. Elas acontecem sempre de segunda a sexta e basta agendar o dia e o melhor horário para você. Assim, vale muito a pena conhecer o interior deste prédio histórico que já foi palco de vários acontecimentos importantes no país – além de ser belíssimo!
Onde: Avenida Presidente Antônio Carlos – Centro
8 – Fazer uma aula de dança gratuita no Catete
Sair da rotina é uma maravilha, então que tal aprender algo diferente e divertido no Rio em maio? Em frente ao Palácio do Catete, o professor Jimmy de Oliveira, um dos principais nomes da dança de salão do país, dá aulas gratuitas de dança. Não precisa ter vergonha, é de graça e é só se unir ao grupo que se junta de segunda a quinta para aprender forró, bolero e tango.
Onde: Rua do Catete, 153 – Catete
9 – Levar a criançada para o Pipo Parque no Recreio
Se você tem crianças em casa e não sabe o que fazer para entreter os pequenos, a dica é ir ao Pipo Parque. Isso porque esse espaço que abriu recentemente no Recreio tem como proposta incentivar a infância “raiz”. Ou seja, as telas e os eletrônicos ficam de lado para dar lugar a atividades como se sujar na areia de praia, tomar banho de mangueira, pintar, plantar uma horta, entre outras.
Onde: Rua Professora Isolina Sartore, 215 – Recreio
10 – Caminhar por uma trilha guiada no Jardim Botânico
Sabia que toda sexta-feira rolam as Track Fridays no Jardim Botânico? São trilhas guiadas e gratuitas pelo parque, para mostrar em detalhes as diferentes espécies de plantas de acordo com o tema do mês. Por isso, falamos sobre as trilhas aqui e você pode checar a programação mensal nas redes oficiais do JB.
11 – Celebrar o Dia das Mães
Nem todo mundo pode ou consegue celebrar a data, mas, no segundo domingo de maio, é celebrado o dia das mães. Então, se você pode estar junto com a sua nessa data, aproveite esse monte de coisas para fazer no Rio de Janeiro em maio para comemorar do melhor jeito, seja passeando pela cidade ou ainda curtindo bons momentos em casa com a família.
12 – Se surpreender com a exposição Studio Drift – Vida em Coisas
Quem for ao CCBB até o dia 22 de maio vai se surpreender com a exposição Studio Drift – Vida em Coisas. Isso porque, com obras do coletivo holandês Studio Drift, fundado pelos artistas Lonneke Gordijn e Ralph Nauta, a mostra tem uma atmosfera bem imersiva, com esculturas, instalações e performances que colocam pessoas, ambiente e natureza na mesma frequência. Não perca!
Onde: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
13 – Visitar o Maracanã sem filas
Quem nunca teve a oportunidade de saber como é o Maracanã vazio e sem filas pode aproveitar para fazer esse passeio. A visita guiada tem um programa muito especial para quem ama futebol e quer saber mais sobre o universo. Lá você também tem a chance de conhecer um dos vestiários, a sala de aquecimento e a sala de coletiva de imprensa – e muito mais!
14 – Conferir a terceira edição do projeto O Corpo Negro
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da dança, ampliar as representatividades e a participação de artistas negros e negras do país, o Sesc RJ promove a terceira edição do projeto O Corpo Negro. São vários espetáculos musicais e atividades artísticas, em diferentes unidades, para homenagear o legado e a cultura negra brasileira. Por isso, consulte a programação e inclua no seu roteiro de coisas para fazer no Rio em maio!
15 – Conhecer os brunches mais gostosos do Rio
Começar o dia com pães, bolos, panquecas e outras delícias é uma ótima pedida para quem adora um programa leve e sem pressa. E é justamente essa a proposta do brunch, uma refeição une café da manhã e almoço. Nesta lista, reunimos alguns dos brunches mais gostosos da cidade. Escolha o seu favorito!
16 – Fazer um piquenique na Quinta da Boa Vista
A Quinta da Boa Vista é um dos parques que você precisa visitar no Rio de Janeiro. E lá você pode aproveitar a extensa paisagem, que já foi residência da família imperial brasileira, para fazer um piquenique e curtir todo o verde que cerca o espaço. É um dos parques mais bonitos da cidade e, por isso, vale muito incluir o passeio na lista de coisas para fazer no Rio de Janeiro em maio!
Onde: Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão
17 – Explorar a região serrana do Rio
Se a ideia for passar um final de semana mais tranquilo, sem muito fervo, você dar uma escapadinha e curtir a região serrana do Rio. Além de ser perto, as cidades próximas têm muito a oferecer quando se trata de paisagens naturais, passeios, gastronomia, entre outras opções. Petrópolis e Teresópolis são perfeitas para curtir um clima mais ameno!
18 – Comer nos restaurantes com buffet do Rio
Sabe quando bate aquela típica preguiça de segunda e você nem sabe o que comer no almoço? Então aproveite para fazer uma boquinha nos restaurantes com buffet do Rio. Com um cardápio variado, tem opção para todos os gostos e bolsos! Neste guia, fizemos uma seleção com as melhores dicas!
19 – Se encantar com o Real Gabinete Português
Uma das bibliotecas mais lindas do mundo, o Real Gabinete Português é um lugar que merece visita não só no mês de maio, mas em qualquer período do ano. Com uma arquitetura imponente e recheada de importantes títulos, o local está aberto ao público em dias úteis, de 10h às 17h, com entrada gratuita. E, sim, você pode pegar um livro para ler!
Onde: Rua Luís de Camões, 30 – Centro
20 – Ir ao The Maze na Tavares Bastos
Ninguém imagina que no alto da comunidade Tavares Bastos, que fica no Catete, se esconde um museu a céu aberto. Todo feito em mosaico, o The Maze conquistou cariocas e turistas pela arquitetura e pela vista privilegiada. Além disso, é considerado uma das melhores casas de jazz do Rio e precisa estar no seu roteiro de coisas para fazer no Rio. Criador do The Maze, o britânico Bob Nadkarni faleceu em meados de abril deste ano, após 40 anos se dedicando à casa.