Antes mesmo do verão começar, o Rio de Janeiro foi tomado por fortes ondas de calor, com temperaturas acima dos 40º e sensação térmica beirando os 60º. No entanto, os cariocas agora estão lidando com as fortes chuvas no Rio de Janeiro. Por isso, a cidade segue em estágio 2 após transtornos e alagamentos. Saiba mais!
Centro de Operações do Rio emite alerta sobre chuvas no Rio de Janeiro
Desde domingo, dia 21 de janeiro, a cidade segue em estágio 2 por conta das condições do tempo, como informa o alerta emitido pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
E o que significa o ‘estágio 2’? A cidade entra nesse estágio quando existe risco de ocorrências de alto impacto na cidade, devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas. Há ocorrência com elevado potencial de agravamento.
Ainda de acordo com informações do COR, em um estágio 2, “não há impactos na rotina da cidade, mas os cidadãos devem se manter informados”. Para saber mais sobre os estágios operacionais, confira aqui.
Previsão de mais chuvas e tempo instável ao longo da semana
Ao longo da semana, os cariocas podem se preparar para mais chuvas que estão vindo aí, segundo o Alerta Rio.
A previsão é de que o tempo siga instável nos próximos dias, com ventos úmidos vindos do oceano. Além disso, o céu varia entre nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser forte no período da noite em alguns pontos. Já as temperaturas seguem estáveis, com mínima prevista de 21°C e máxima de 29°C.
Vale ressaltar ainda que o Instituto Nacional de Meteorologia colocou “alerta vermelho” nesta terça-feira, dia 23, em partes do estado do Rio de Janeiro por conta das chuvas. O alerta vigora até às 10h de quarta (24). Acompanhe mais infos sobre o alerta aqui.
Chuvas provocaram tragédias e transtornos na cidade este mês
Embora a temporada seja de verão, as chuvas vieram com tudo no Rio de Janeiro.
No segundo fim de semana de janeiro, os temporais alagaram grande parte da Zona Norte da cidade, provocando caos e transtornos aos cariocas. Muitas vítimas perderam tudo com a chuva e foram registradas 12 mortes em decorrência do tempo.