Já parou para pensar nos seus hábitos de consumo e na quantidade de lixo produzida diariamente? Pois é, nem sempre pensamos nisso e os impactos ambientais são muitos! Por isso, o Busão das Artes está circulando pelo Brasil convidando o público a repensar essas questões, em uma jornada sensorial que une arte e educação. Conheça esse projeto itinerante que está chegando ao Rio de Janeiro.
Caminhão-baú de 15 metros se transforma em espaço expositivo

Um museu sobre rodas que espelha a sociedade e se camufla no espaço urbano. Assim é a nova temporada do Busão das Artes, um caminhão-baú de 15 metros que se transforma em espaço expositivo e viaja o Brasil.
Para esta edição, que tem curadoria e direção artística de Marcello Dantas, o projeto apresenta a exposição “Lixúria”. De acordo com o curador,
Quando olhamos para o que descartamos, enxergamos quem somos como sociedade. A ideia da exposição “Lixúria” é justamente tornar esse espelho visível e provocar reflexão sobre nossos hábitos de consumo e descarte. […]
Nesta exposição, terão obras dos artistas visuais Vik Muniz, Sueli Isaka, Pirilampos do Planeta, Jessica Mein, entre outros.
O que vai ter neste Busão das Artes?

A imersão começa com o próprio caminhão, que foi revestido com película espelhada para refletir o entorno, quase desaparecendo no espaço e tornando-se um espelho crítico da sociedade.
Além disso, o espaço se divide em ambientes interno e externo, cheio de experiências lúdicas e sensoriais que irão surpreender o público.
Assim, logo ao entrar no Busão, o visitante se depara com a cenografia marcante de um patchwork de embalagens revestindo as paredes e o teto, construído a partir de lixo limpo como tampinhas, embalagens tetrapak, pacotes e plásticos diversos.
Nesse espaço, o filme Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, também é exibido em looping, convidando o público a repensar desigualdade, consumo e destino do lixo.
Outra experiência super interessante são as estações interativas. Uma delas traz uma balança que calcula, em quilos, a quantidade de lixo que cada pessoa produzirá ao longo da vida. Já a outra traz um mapa digital com informações sobre os lixões, aterros sanitários e pontos de coleta das cidades visitadas.
E, do lado de fora, a experiência continua. Por isso, latas de lixo galvanizado com tampas ao redor do caminhão guardam surpresas que se revelam ao serem abertas pelos visitantes!
O Busão das Artes começa a rodar pelo Rio a partir de 22 de outubro

O Busão das Artes tem entrada gratuita e começa a circular pelo estado do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira.
A programação começa em Petrópolis, entre 22 de outubro e 1º de novembro, e segue para a capital fluminense, de 05 a 17 de novembro. Além disso, também passará por outras cidades do estado: Niterói, São Gonçalo, Macaé, Cabo Frio, Resende e Paraty.
Para acompanhar todo o itinerário do Busão, vale ficar de olho no site oficial e nas redes sociais do projeto.