O Rio de Janeiro tem paisagens naturais lindíssimas, isso é um fato. No entanto, também não faltam joias arquitetônicas e lugares incríveis espalhados pela cidade para quem precisa ler, estudar, trabalhar ou apenas desfrutar de um pouco de silêncio. Por isso, selecionamos algumas bibliotecas no Rio de Janeiro, localizadas bem no Centro da Cidade, que merecem a visita!
Real Gabinete Português de Leitura
A começar por uma das bibliotecas mais lindas do mundo! O Real Gabinete Português de Leitura é um patrimônio histórico e encanta pela arquitetura, detalhes e pelo acervo de livros lusófonos.
Além disso, a biblioteca tem visitação gratuita e também é possível consultar os livros. Mas, neste caso, é necessário agendamento prévio.
📌Rua Luís de Camões, 30 – Centro
Biblioteca Parque Estadual
Também no Centro, essa biblioteca foi fundada por Dom Pedro II em 1873 e, na época, era conhecida como Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2010, foi totalmente reformada e reinaugurada, quatro anos depois, como Biblioteca Parque Estadual. O espaço conta com um vasto acervo, além de auditório, teatro, biblioteca infantil, entre outros. Além disso, é totalmente inclusivo, pois conta com acessibilidade total para pessoas com deficiência.
📌Avenida Presidente Vargas, 1.261 – Centro
Biblioteca Nacional
Sabia que essa biblioteca é a maior da América Latina? Isso porque conta com mais de 10 bilhões de itens, incluindo livros raros e manuscritos publicados trazidos pela Família Real!
A entrada é gratuita e os visitantes conseguem apreciar toda a arquitetura, os salões, as obras e as exposições que acontecem por lá. Também vale muito a pena fazer a visita guiada, para aprender sobre algumas curiosidades e relíquias.
📌Avenida Rio Branco, 219 – Centro
Midiateca do CRAB
O CRAB é um centro cultural que precisa estar na sua lista de lugares para visitar. Mas sabe por que ele também está nessa lista de bibliotecas no Rio de Janeiro?
Porque, além das exposições e eventos delícias que rolam por lá, o espaço conta com uma midiateca, com mais de 900 itens para consulta e um acervo especializado em artesanato brasileiro, arte popular, técnicas artesanais, cultura popular, folclore e mais!
📌Praça Tiradentes, 67 a 71 – Centro
BiblioMaison
Na sede do Consulado Geral da França, a BiblioMaison é mais um dos cantinhos preciosos que esse lugar oferece.
A começar pela vista, que é de tirar o fôlego. Além disso, possui um acervo de mais de 20 mil publicações, entre livros físicos e digitais, sobre temas como literatura francesa, gastronomia, arte, jornais, revistas e mais!
📌Avenida Presidente Antonio Carlos, 58 /11º andar – Centro