Não há dúvidas de que as praias do Rio de Janeiro são lindas. Mas, além disso, também são sustentáveis, de acordo com o programa internacional Bandeira Azul. A premiação no Brasil reconheceu 12 praias no Rio de Janeiro, sendo três delas na Zona Oeste. Veja a lista e confira quais foram os critérios de avaliação!
Saiba mais sobre o Programa Bandeira Azul
O Bandeira Azul é um prêmio ecológico e voluntário, concedido anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo.
Mas, para levar o selo Bandeira Azul de qualidade, os locais precisam cumprir e manter alguns critérios. Entre eles, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade.
No Brasil, o programa começou em 2006, alguns anos após o estabelecimento legal do Projeto Orla, que visava planejar e gerenciar a interface terrestre e marítima.
Assim, o objetivo é aumentar a conscientização dos cidadãos e tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente costeiro e marinho.
As praias mais sustentáveis do Rio de Janeiro, de acordo com o Programa
Nesta temporada 2024/2025, o Brasil atingiu um recorde na premiação! Isso porque 49 locais brasileiros levaram o selo de sustentabilidade, sendo 38 praias e 11 marinas. No Estado do Rio de Janeiro, 12 praias receberam a aprovação entre as mais sustentáveis.
Na Região dos Lagos, a Praia da Azeda-Azedinha, Praia do Forno e Praia de Tucuns, em Búzios, garantiram seu selo. Assim, como Praia Lagunar de Caiçara, em Arraial do Cabo, Praia do Peró, em Cabo Frio, e Praia de Ubás, em Iguaba Grande.
Sem esquecer também da Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e ainda a Praia de Itaúna, em Saquarema.
A Zona Oeste do Rio de Janeiro também foi contemplada na premiação. Levaram o selo Bandeira Azul de sustentabilidade a Praia da Reserva, Prainha e a Praia de Grumari.
Do outro lado da ponte, em Niterói, a Praia do Sossego também é uma das mais sustentáveis do Estado do Rio. A lista completa dos premiados da temporada você confere aqui.