Agosto está chegando ao fim, mas não sem antes deixar uma superlua no céu. Na verdade, essa é a segunda vez que o fenômeno acontece, já que a primeira ocorreu no primeiro dia do mês. Confira mais informações sobre a Superlua Azul e qual é o melhor horário para contemplá-la no céu!
Última superlua do ano acontece dia 30 de agosto
No dia 30 de agosto, quem estiver aqui no Rio de Janeiro não pode deixar de olhar para o céu a partir das 22h35, no horário de Brasília. É neste momento que a Lua Cheia estará no seu auge, em um fenômeno conhecido como Superlua. Essa é a segunda e a última superlua do ano!
Para quem está em outros lugares do mundo e/ou com diferentes fusos, o horário é diferente (e até mesmo o dia pode mudar). Por exemplo, para quem está no fuso -4, vai ser às 21h35; no fuso -5, às 20h35, e assim por diante. Mas, para quem está no fuso de -1, a data já muda para 31 de agosto, às 0h35. Mais informações estão nesta publicação aqui!
De onde vem os termos Superlua e Superlua Azul?
Neste mês de agosto, por conta dos acontecimentos astronômicos, o termo “superlua” ficou em alta nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Mas de onde surgiu essa expressão? E por que dessa vez teremos uma “Superlua Azul”?
De acordo com a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, o termo não vem de uma definição científica, o que causa divergências no meio.
Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, na revista periódica americana Dell Horoscope. Na época, escreveu que uma superlua é uma lua cheia que está no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra, ou até 90% próxima.
Já a expressão “Superlua Azul” não tem nada a ver com a coloração do satélite natural. Ela foi nomeada assim por ser a segunda lua cheia do mês, já que a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. Isso é um fenômeno raro, pois o mais comum é somente ter uma só no mês.
A previsão é de que a próxima superlua deve ocorrer apenas em 2032.