Entre os dias 06 e 12 de julho, vai rolar o festival internacional de cinema Rio LGBTQIA+ 2023, em diferentes espaços culturais da cidade. Além disso, em sua 12ª edição, o evento tem como destaque este ano uma seleção de filmes voltada para a representação de pessoas mais maduras e que também fazem parte da comunidade. Saiba mais sobre o festival!
O Rio LGBTQIA+ terá filmes, debates, performances e mais!
Já são doze anos de festival e o objetivo do Rio LGBTQIA+ é dar visibilidade, representação e diversidade à comunidade na tela para além do mês de junho – considerado o mês do orgulho.
Por isso, foram selecionados 80 filmes, entre eles 14 longas e 66 curtas, não só do Brasil, mas também de diferentes partes do mundo, como Alemanha, Bélgica, Espanha, EUA, França, Israel, Portugal, Singapura, entre outros. Além da exibição dos filmes em espaços culturais do Rio de Janeiro, o festival também conta com sessões especiais apresentadas pelos realizadores, workshops, debates e performances artísticas.
Edição deste ano destaca pessoas maduras da comunidade LGBTQIA+
Este ano, o Rio LGBTQIA+ vai dar destaque às pessoas maduras que fazem parte da comunidade. Isso porque, ao longo dos anos, criou-se um mito de que a identidade LGBTQIA+ é só uma fase e que está restrita à juventude.
Assim, todos os filmes selecionados mostram, em alguma medida, personagens em diferentes fases da vida, quebrando estereótipos sobre sexualidade e promovendo a visibilidade e a diversidade dentro da comunidade.
Saiba onde vai rolar o festival Rio LGBTQIA+2023
Como deu para notar, assunto não vai faltar e tem muita produção boa para ser exibida. Por isso, o Rio LGBTQIA+ acontece em diferentes lugares na cidade. São eles: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação e Instituto Cervantes.
A programação completa está no site oficial e algumas sessões são gratuitas. Corre para conferir!
Rio LGBTQIA+ 2023
📅de 06 a 12 de julho
📌Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação e Instituto Cervantes.
💵Entrada gratuita ou R$10 a R$14 (inteira)