Os cariocas estão sentindo na pele as altas temperaturas que andam dominando o clima na cidade antes mesmo do verão começar! Nesta sexta-feira, de acordo com o Centro de Operações Rio, a cidade atingiu o nível 3 no Protocolo de Calor, mas o que isso significa? Saiba como identificar todos os níveis de calor e como se proteger!
Quais são os níveis do Protocolo de Calor?
O Centro de Operações Rio (COR) criou um sistema que mede os níveis de calor, para monitorar as temperaturas e alertar a população sobre as condições térmicas da cidade, principalmente em dias de calor excessivo e sensação térmica acima da média.
Ao todo são cinco níveis de calor, e cada um deles corresponde a uma faixa de temperatura e duração específicas.
O Nível 1 indica condições normais, quando as temperaturas seguem o previsto para aquele período, sem picos de calor. Quando a cidade atinge o Nível 2, significa que as temperaturas podem estar entre 36°C e 40°C, por um ou dois dias consecutivos. A partir daí, mesmo sem grandes impactos na cidade, o COR já fornece orientações à população, com apoio técnico da Secretaria de Saúde.
O Nível 3 acontece quando há registros de temperaturas entre 36°C e 40°C durante, pelo menos, três dias consecutivos. Nessa fase, o COR intensifica os alertas em diferentes canais de comunicação, porém ainda sem mudanças na rotina da cidade.
Já o Nível 4 é o momento em que as temperaturas, registradas ou previstas, estão entre 40°C e 44°C, por, no mínimo, três dias consecutivos. É aí que entram medidas como pontos de resfriamento, estações de hidratação e possíveis cancelamentos de eventos ao ar livre. Quem orienta essas ações é o Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo, com aprovação do prefeito.
O Nível 5 é alerta máximo! Nesta fase, quando as temperaturas estão acima de 44°C, os cariocas recebem boletins meteorológicos a cada seis horas, e um boletim epidemiológico é divulgado até 72 horas após o término da onda de calor. Medidas mais emergenciais também entram em ação, seguindo as orientações do Comitê.
Cidade do Rio atinge nível 3; veja como se cuidar!
Apesar do calor excessivo no Rio de Janeiro e de parecer que as temperaturas estão acima dos 50ºC, a cidade não chegou no nível máximo – felizmente!
Mas o Rio de Janeiro já atingiu o Nível 3 no Protocolo de Calor, com registros recentes de 36ºC a 40ºC por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais.
Nesse caso, é necessário tomar alguns cuidados diante do calorão. Entre eles, aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, mesmo sem ter sede. Também vale consumir alimentos leves, como frutas e saladas.
Além disso, usar roupas leves e frescas, evitar bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol fazem parte dos cuidados. Para quem tem pets, mantenha os passeios antes das 10h e depois 16h, e não deixe de checar a temperatura do solo!