No próximo domingo, dia 15 de maio, o Planetário do Rio, na Gávea, abrirá as suas portas ao público para o primeiro eclipse lunar total do ano. Esse será o primeiro eclipse em que o Planetário estará funcionando após o início da pandemia.
O espaço do anfiteatro da Fundação abrirá às 21h00, havendo a possibilidade de uso dos telescópios para observar a lua cheia. Contudo, o início do eclipse total da lua está previsto apenas para as 23h27. O evento é gratuito, porém está sujeito a lotação.
No Instagram oficial do Planetário do Rio é possível ler o seguinte:
O evento contará também com projeções do eclipse em um telão e, para quem não puder vir presencialmente, o Planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube para quem tiver interesse em acompanhar a jornada do fenômeno e tirar suas dúvidas online.”
Segundo o Planetário do Rio, sendo esse um evento mais longo (com previsão de término às 2:55 da madrugada), se recomenda que o público leve material para assistir à atração principal. Por exemplo, cadeira de praia, canga ou algum tapetinho.
Além disso, o Planetário do Rio alerta para o facto de essa atividade estar pendente das condições do clima. Assim sendo, caso esteja nublado ou chuvoso, pode que a observação fique comprometida.