A tradicional Feira do Lavradio no Centro da Cidade recebe, neste fim de semana, o espetáculo ‘Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!’. A peça, que conta com teatro, dança, música e pernas de pau, resgata as culturas ancestrais do Norte do Brasil e faz uma releitura lúdica de lendas amazônicas. Saiba mais sobre o evento!
Peça honra tradições do Norte com foco na mulher ribeirinha
A região Norte do Brasil é cercada por lendas e culturas ancestrais. Assim, o espetáculo ‘Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!’ resgata todo esse repertório cultural, não só honrando as tradições como exaltando os povos originários do país.
A principal lenda encenada é do boto-cor-de-rosa, contada a partir de um olhar feminino e contemporâneo. Isso porque traz uma reflexão sobre a maternidade solo, uma realidade de muitas mulheres.
Além do boto-cor-de-rosa, os encantados Matinta Perera, Arara Mariana, Cabocla de Pena, Iara e a Cobra Grande também aparecem ao longo da apresentação.
‘Manifesto Amazônia’ mistura poesia, música e mais!
Toda a história é contada a partir de uma experiência de multilinguagem, com poesia, dança, música e mais, com atores no chão do palco e nas pernas de pau, narradores e a banda.
Além disso, os instrumentos populares do Carimbó (curimbó, banjo e maracá) se misturam a instrumentos eruditos, como violino, violoncelo e fagote. Assim, o espetáculo consegue criar uma arte erudita brasileira a partir de elementos da cultura popular.
De acordo com Krishna Naira Azevedo, uma das fundadoras do projeto,
Nosso propósito é fazer com que, ao longo do espetáculo, a essência da cultura cabocla do Norte brasileiro, especialmente o Carimbó, assim como os conhecimentos das diversas culturas da região, suas tradições, mitos, celebrações, danças, músicas e resistências, ganhem vida por meio da dança, das canções e da poesia.
Espetáculo acontece na Feira do Lavradio neste sábado
Por isso, aproveite o passeio na Feira do Lavradio, que acontece aos sábados, para conferir o espetáculo ‘Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!’.
A peça é gratuita e vai rolar neste sábado, dia 15 de junho, às 16h. Além disso, o musical conta também com um intérprete de Libras.