A ideia era praticar o idioma e matar um pouquinho a saudade de casa. O que a francesa Virginie Muller não esperava era que o pequeno grupo das redes sociais fosse se transformar em uma reunião com mais de 500 participantes (e contando!). Saiba mais sobre o projeto “Le verre des Frenchies”, um evento gratuito que rola todas as quintas em Copacabana.
O projeto “Le verre des Frenchies” começou em dezembro de 2022
O projeto “Le verre des Frenchies”, ou “O Copo dos Francesinhos”, em tradução literal, foi criado no ano passado pela francesa Virginie Muller. A jovem mora no Brasil há dois anos e estuda português há seis meses, mas estava com saudades da sua terra natal.
Por isso, ela decidiu criar o projeto, que começou com 60 pessoas, todas francesas, para trocar dicas da Cidade Maravilhosa pelas redes sociais. Em dezembro, o papo saiu do virtual e rolou o primeiro encontro do grupo. Deu tão certo que, atualmente, já são mais de 500 participantes de diferentes nacionalidades!
Grupo se reúne para trocar ideias, conhecer novas pessoas e se divertir!
E o que essa galera faz? Todas as quintas-feiras, os gringos e os cariocas se reúnem no deck do Pura Hostel, que fica em Copacabana, a partir das 20h, para praticar o idioma. Mas não é do jeito tradicional não!
A ideia é deixar o clima – e o aprendizado – mais descontraído, por meio de competições de beer pong e conversas informais. “A ideia não é nem fazer com que as pessoas bebam, mas se conheçam, e nada melhor do que jogos para isso”, explica Virginie.
A troca cultural fica ainda mais divertida com os músicos brasileiros, que realizam uma roda de samba e apresentam os instrumentos tradicionais para os visitantes, arriscando no francês, quando necessário. O evento ainda conta com funk e música francesa, em uma mistura de idiomas e culturas! A partir das 2h30 da manhã, os inimigos do fim seguem para outras festas nos arredores do hostel.
Como faz para participar do projeto?
Para participar do projeto, é só chegar! O evento é gratuito e é sempre muito animado, o que surpreendeu até mesmo Felipe Imbroisi, um dos sócios do Pura Vida Hostel. “Quando ouvi sobre o projeto, aceitei de cara, tem muito a cara do nosso espaço, mas não esperava ver esta repercussão”, comentou.
Se quiser saber mais detalhes sobre o projeto “Le verre des Frenchies” e todas as novidades sobre os futuros encontros, é só acompanhar a página no Instagram. Au revoir, parceiro!