Essa é a primeira vez que o artista Frans Krajcberg (1921-2017) e o arquiteto e designer José Zanine Caldas (1919-2001) ganham uma exposição conjunta. Assim, em ‘Krajcberg & Zanine’, na Galeria Athena, o público poderá conferir os pontos em comum nas obras de dois grandes nomes da cultura brasileira, que eram amigos e se influenciaram mutuamente.
Amizade entre artista e arquiteto era pouco conhecida
Embora Krajcberg e Zanine fossem muito amigos, poucos sabiam da relação e amizade entre os dois. Além disso, até o momento, nunca teve uma exposição reunindo as obras dos dois.
Por isso, a mostra ‘Krajcberg & Zanine’ explora, em um diálogo inédito, os pontos de contato entre as obras destes grandes nomes da cultura brasileira. Entre eles, a preocupação de ambos com o meio ambiente e o com o uso sustentável da madeira.
Esculturas e itens de mobiliário estarão na exposição ‘Krajcberg & Zanine’
A exposição apresentará cerca de 20 peças, entre esculturas de Krajcberg e itens de mobiliário de Zanine, dos anos 1970 e início de 1980.
Embora os dois tenham produções bem diversas, ambos têm em comum o uso sustentável da madeira e a preocupação com o meio ambiente. Na década de 1970, esse era um assunto pouco falado na época.
Entre as obras de Frans Krajcberg, destaque para os relevos de parede feitos a partir de madeiras provenientes de queimadas e desmatamentos, com pigmentos naturais, criados por ele.
De José Zanine Caldas, peças icônicas de mobiliário e design, os “Móveis Denúncia”, que faziam um alerta sobre o desmatamento e o desperdício de matéria-prima na Mata Atlântica.
Mostra fica em cartaz até maio, na Galeria Athena
A mostra inédita, que reúne obras tão importantes do artista e do arquiteto, acontece a partir do dia 27 de março, na Galeria Athena, em Botafogo. O público poderá conferir a exposição até o dia 18 de maio.
📌Galeria Athena | Rua Estácio Coimbra, 50 – Botafogo