No último dia 8 de maio, o Brasil perdeu uma de suas maiores cantoras: Rita Lee, que lutava contra um câncer de pulmão desde 2021, faleceu aos 75 anos. Mas o seu legado como artista continua. Aqui no Rio de Janeiro, duas importantes homenagens à Rita Lee (para ela, “rainha do rock” soava cafona) foram oficializadas e você confere a seguir!
Rita Lee dará nome a novo espaço no Boulevard Olímpico
É oficial: o novo espaço no Boulevard Olímpico, na Barra da Tijuca, vai se chamar Parque Rita Lee. Isso porque a Prefeitura publicou um decreto nesta quarta (24), no Diário Oficial, que determina que a área verde em construção levará o nome da cantora e compositora.
As obras de construção do espaço começaram em fevereiro e é mais um projeto do legado olímpico. O agora Parque Rita Lee, que já recebeu vários atletas, torcedores e também o Rock in Rio, é uma ampla área de 36 mil metros, que será transformada em um parque público natural.
Além disso, o Parque Rita Lee vai ganhar um bosque, quadras esportivas, praças, skate park, praça molhada, brinquedos infantis, aparelhos de ginástica e muito mais!
O decreto publicado pela Prefeitura destacou a importância da cantora no cenário artístico nacional e seus múltiplos talentos. Também destacou seu perfil irreverente e libertário e a ainda sua paixão pela cidade do Rio de Janeiro. Uma homenagem mais que merecida!
MIS disponibiliza vasto acervo online e gratuito com obras da cantora
E as homenagens não param por aí! Além da criação do Parque Rita Lee, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Museu da Imagem e do Som também vai manter a memória da roqueira bem viva para fãs e pesquisadores.
Assim, mais de 300 itens produzidos por Rita Lee estarão ao alcance do público, de graça, em um arquivo virtual. Entre eles, partituras, músicas, textos e imagens da cantora. Mas, para acessar as obras, basta agendar por email: saladepesquisa@mis.rj.gov.br. Viva Rita Lee!