Até o dia 22 de outubro, está rolando a Festa Literária das Periferias, mais conhecida como Flup, no Morro da Providência. Em sua 13ª edição, o evento celebra a poesia falada e nesta semana conta com uma programação potente e temática. Veja mais detalhes!
Festa Literária retoma programação com história do slam no Brasil
A Flup está acontecendo desde o dia 12 de outubro e já rolou muita coisa pelo Morro da Providência no feriadão. Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, a Festa Literária retoma a programação e traz detalhes sobre a história do slam, a batalha de poesia falada, no Brasil.
Assim, tem abertura da exposição ‘Gira da Poesia: 15 anos de Slam no Brasil’, no Museu de Arte do Rio. Além disso, o espetáculo Hip-Hop Blues, criado e produzido pelo Núcleo Bartolomeu, é uma das principais atrações do dia. Tem também a exibição do primeiro episódio da série “Amar é para os fortes”, da Prime Video, seguido de um debate com Marcelo D2 e mais convidados!
Narrativas das mulheres e dos indígenas também fazem parte da programação da Flup
Já o dia 19 de outubro é dedicado às narrativas das mulheres. Por isso, a mesa “Devolvam nossas histórias: as vozes de um tempo espiralar”, vai promover o encontro entre Celia Tupinambá e Leda Maria Martins, com mediação de Audrey Pulvar.
A programação do dia conta ainda com outra mesa, “E agora falamos nós: poéticas radicais”, mediada por Dani Nega, e batalha de poesia com o Slam das Minas BR.
Já no dia 20 de outubro é a pauta indígena que estará no centro das discussões da festa. Tem mesas com convidados especiais, falando sobre poesias, literatura e tatuagens, e também a Aldeia dos Caboclos com a presença da pajé Zeneide Xukuru.
Dia da Escuta, programação trans e mais encerram a Flup
Seguindo os dias temáticos, o penúltimo dia de Flup conta com a segunda edição do Dia da Escuta, com o lançamento do podcast homônimo. O projeto idealizado e curado pela ativista francesa Audrey Pulvar terá uma sequência de cinco mesas, que discutirão a epidemia do assédio sexual no mundo artístico, no mercado de trabalho e até mesmo na política.
Este dia também terá uma ampla programação trans, que terminará com uma Batalha Vogue e o show de Linn da Quebrada.
Para encerrar a Flup 23, no dia 22 de outubro terá um debate profundo sobre o luto. Participam os ativistas Assa Traoré e o Cacique Marcos Xukuru, que transformaram suas dores em luta.
E tem muito mais! Outras atividades também irão acontecer durante a Flup e você pode conferir a programação completa no site oficial do evento!