Você ama livros e literatura? Então vai adorar saber que, até o dia 10 de novembro, está rolando o Festival Paixão de Ler, em bibliotecas e museus cariocas, com programação gratuita.
Nesta edição, o evento traz a influência das ruas na literatura, sob o tema “Entre encontros, escritas e esquinas: o poder das ruas na literatura”. Além disso, evento faz esquenta para atividades de 2025, quando o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro. Saiba mais!
Primeira edição do festival aconteceu em 1992
O Festival Paixão de Ler é inspirado no projeto francês “La Fureur de Lire” e teve sua primeira edição em 1992 – sempre com muito sucesso!
Assim, já em sua 32ª edição, o evento também atua no incentivo à leitura e oferece atividades variadas, como oficinas, contação de histórias, lançamento de livros e debates com autores, além de shows e performances.
Além disso, também já funciona como um “esquenta” para 2025, já que a cidade do Rio de Janeiro foi eleita a Capital Mundial do Livro.
Assim, no próximo ano, o Rio vai comandar uma ampla agenda de atividades com o objetivo principal de promover o acesso universal à leitura e à literatura.
Veja destaques da programação do Festival Paixão de Ler no Rio de Janeiro
O evento conta com uma programação totalmente gratuita em diferentes bibliotecas e museus cariocas. Além disso, estará presente em diferentes bairros, de Campo Grande a Copacabana, passando pela Tijuca, Irajá, Santa Cruz e Centro, entre outros.
Confira algumas atividades que irão rolar no fim de semana:
Biblioteca Municipal Jorge Amado
📌Rua Evanildo Alves, s/n – Maré
- “A Paixão do Livreiro”: oficina de contação de histórias convida crianças e jovens a explorarem o poder da literatura e da criatividade a partir dos livros “Da Minha Janela” e “O Livreiro do Alemão”, de Otávio Júnior – 09/11, das 14 às 16h.
Biblioteca Municipal Manuel Ignácio da Silva Alvarenga
📌Rua Amaral Costa, 140 – Campo Grande
- Papo literário do Arte Faz Parte – A rua me inspirou: diálogo a partir do meio ambiente literário que é a rua, com a obra “Marcos e Marcos”, de Victor Meirelles, e trechos de poemas de Mery Onírica, que viveu na rua – 09/11, das 9h às 11h.
Biblioteca Municipal Marques Rebelo
📌Rua Guapeni, 61 – Tijuca
- Neurodiversidade em quadrinhos: oficina de desenho que busca promover a expressão criativa e o autoconhecimento por meio da criação de autorretratos e HQs. Participação da ilustradora Caró Lago – 09/11, das 11h às 12h.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB
📌Rua Pedro Ernesto 80 – Gamboa
- Roda de Conversa “Escrever o(s) subúrbio(s)”: encontro entre os saberes, os costumes e as vivências do subúrbio do Rio, com participação de André Gabeh, Janaína Nascimento e Victor Vasconcelos. Mediação: Raquel Menezes – 10/11, às 11h.
A programação completa e mais informações você encontra nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio!