O Festival Latinidades começou em 2008 para dar mais visibilidade ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. No entanto, este mês, pela primeira vez, o evento também chega ao Rio de Janeiro, no dia 15, e tem como tema o Bem Viver. Saiba mais sobre o festival!
O Festival Latinidades reúne festa, arte, luta, cultura e mais!
Em sua 16ª edição, o Festival Latinidades é um projeto pioneiro em dar visibilidade ao dia 25 de julho, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Assim, com edições anuais em Brasília e crescente participação internacional, o festival também será realizado, pela primeira vez, no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Salvador.
O objetivo é promover o diálogo com o poder público, movimentos sociais e culturais, ONGs, universidades e mais grupos para debater e contribuir com ações de enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.
Além disso, o Festival é considerado, atualmente, o maior evento de mulheres negras da América Latina, contribuindo na promoção de equidade de raça e gênero e no impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
Bem Viver é o tema deste ano
Para a edição de 2023, o conceito do Bem Viver é o tema principal. Mas por que esse tema? Em um mundo cada vez mais capitalista e exploratório, pensar em autocuidado, no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente traz um novo olhar para as nossas vivências.
Mas não pense que o Bem Viver é um conceito (e uma necessidade) que surgiu agora. Essa tecnologia vem desde os povos andinos, com impactos políticos profundos em países como Equador e Colômbia. Por aqui, a ideia de Bem Viver vem sendo difundida e incorporada desde a I Marcha de Mulheres Negras, idealizada pela ativista paraense Nilma Bentes e realizada em 2015.
Saiba mais sobre a programação do Festival Latinidades no Rio
Pela primeira vez, vai ter Festival Latinidades no Rio de Janeiro, com atividades totalmente gratuitas! Na programação, debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários e apresentações de dança, teatro e música.
Então, anota na agenda: dia 15 de julho, a partir das 9h30 da manhã, no Museu do Amanhã. A programação está no site oficial do evento, não deixe de conferir!
Festival Latinidades 2023
📅15 de julho
📌Museu do Amanhã
💵Entrada gratuita (é preciso retirar o ingresso no site do Latinidades)