
Mais um fenômeno astronômico acontecendo e, dessa vez, visível em todo o Brasil – incluindo no Rio de Janeiro! É o eclipse lunar total, também conhecido como ‘Lua de Sangue’. E por quê esse nome? Saiba mais como será o eclipse lunar no Rio!
Saiba quando será o primeiro eclipse lunar do ano!
O primeiro eclipse lunar do ano acontece em março, na madrugada de quinta (13) para sexta (14), e será visível por todo o Brasil, assim como em toda a América do Sul, do Norte e Central.
Assim, os cariocas que estiverem acordados poderão assistir ao eclipse lunar no Rio a partir das 00h57 (horário de Brasília), quando a penumbra começa a acontecer.
No entanto, o eclipse mesmo começa a ficar mais visível a partir das 2h da manhã e atinge o seu ápice às 03h26.
Caso você não consiga observar o fenômeno acontecendo a olho nu, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo às 00h30, do dia 14 de março.
O que é Lua de Sangue? Entenda o fenômeno
Caso você não tenha ideia do que é um eclipse lunar e o porquê, neste caso, ser chamado de Lua de Sangue, a gente te conta!
O eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e Lua ficam alinhados e a Lua passa na sombra da Terra. Quando acontece este movimento, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela Lua — o que faz a Lua brilhar no céu!
Assim, no caso de um eclipse total como este, a Lua fica totalmente na sombra com a Terra passando na frente – impressionante, né? Além disso, de acordo com a Nasa, esse fenômeno só pode ocorrer na lua cheia.
Mas por que ‘Lua de Sangue’? O eclipse total recebe este nome porque, durante o evento, a lua fica com tons de laranja e vermelho.
Isso porque, segundo a Nasa, durante esse eclipse, existe um processo de nome técnico “Dispersão de Rayleigh”.
Nesse caso, a luz azul acaba se dispersando pela atmosfera da Terra, enquanto as luzes laranjas e vermelhas “brilham” com mais facilidade no céu. Além disso, quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
Por fim, vale lembrar que ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto sem proteção nos olhos!