
O Dia de São Jorge é uma festa religiosa tradicionalmente comemorada com muitos fogos, muita festa e, claro, muita feijoada! Assim, se você também quer fazer parte da celebração, mas não sabe onde irão rolar os melhores festejos no Rio de Janeiro, aqui estão os eventos para você se programar!
Dia de São Jorge em Quintino
O bairro de Quintino é onde está a Igreja Matriz de São Jorge e quem é do Rio de Janeiro sabe que a comemoração começa primeiro lá!
Assim, já na madrugada de 23 de abril, com muita queima de fogos, milhares de devotos fazem uma procissão até a igreja para a missa que começa às 5h da manhã.
Ao longo do dia, as ruas e bares do entorno dão seguimento à festa, com muito samba, feijoada e cerveja até o fim do dia!
📌Rua Clarimundo de Melo, 769 – Quintino
Encontro no Al Farabi

No dia 23 de abril, o Al Farabi mistura fé, literatura e memória em uma edição especial do projeto ‘Rio de Encontros: Escritores Cariocas’.
Assim, o público é convidado para uma conversa com os escritores Felipe Magalhães e Marcelo Moutinho, mediados por Luiz Antonio Simas. O tema: “São Jorge, os subúrbios e o jogo do bicho”.
E, como manda a tradição de São Jorge, será servida uma feijoada completa, com carne seca, lombo, rabo, paio e linguiça, acompanhada de arroz branco, couve com crispy de bacon e laranja!
📌Rua do Mercado, 34 – Entrada pelo Boulevard Olímpico | 🕒 a partir das 15h
Hora Extra do Labuta Bar

No Dia de São Jorge é feriado no Rio, mas vai rolar Hora Extra!
Depois do sucesso da edição de 2024, o Labuta Bar retorna com mais um evento este ano para celebrar o santo guerreiro
Além das comidas e drinks clássicos do Labuta, o ‘Hora Extra’ também traz o sambista Nego Álvaro, que comanda a roda de samba ao lado de convidados de peso: Pretinho da Serrinha, Silvia Duffrayer (do Samba Que Elas Querem), e os DJs Mary G, Gustavo Keno e DJ Nepal.
📌Local a ser revelado | 💵 A partir de R$ 30, (primeiro lote) | 🕒 a partir das 15h
Samba da Volta pra São Jorge
O Samba da Volta se antecipa para homenagear o santo do mês.
Assim, no dia 22 de abril, a partir das 20h, a tradicional roda de samba reúne a legião no Espaço Luiz Gama para uma festa pra lá de animada! Nos intervalos, o DJ Thyga também não vai deixar ninguém ficar parado!
📌Rua da Constituição, 54 – Centro | 💵 R$ 15, | 🕒 a partir das 20h
Feijoada do Boa Praça

No dia 23 de abril, as unidades do Boteco Boa Praça entram no circuito das celebrações do Dia de São Jorge com uma programação especial!
Para a data, a casa aposta em sua tradicional feijoada, servida à vontade em buffet completo, com a assinatura do chef Pedro de Artagão. Além disso, a celebração contará com roda de samba ao vivo.
📌Avenida Vieira Souto, 110 – Ipanema | 📌Rua Dias Ferreira, 12 – Leblon
Festival de São Jorge no Yayá Comidaria

O Yayá Comidaria Pop, da chef Andressa Cabral, preparou uma programação especial para o feriado de São Jorge.
Para o dia 23 de abril, a chef recebe Noca Neto, neto do saudoso Noca da Portela, para uma roda de samba especial no restaurante. Além disso, decoração inspirada no santo guerreiro, com elementos que remetem à devoção, feijoada e as tradicionais batidinhas da casa completam o evento.
📌 Rua Gustavo Sampaio, 361 – Leme| 🕐 a partir das 13h
Feijoada do Teva

Mais uma feijoada de São Jorge, mas essa é especial para veganos e vegetarianos!
No dia 23 de abril, o Teva, restaurante 100% vegetal do chef Daniel Biron, terá no menu uma feijoada completa composta, além do feijão, por cogumelos paris e shitake, cenoura defumada, tofu defumado, linguiça da Plant Choice. E temperos tradicionais de uma boa feijoada, é claro!
Como também não poderia faltar, a música ao vivo estará garantida com a roda de samba de Raoni e Dandara, os primeiros netos de Martinho da Vila.
📌 Rua Henrique Dumont, 110 b – Ipanema| 🕛 a partir de 12h
Salve São Jorge 23

Além das feijoadas e dos festejos tradicionais de São Jorge, vale conferir essa exposição que está rolando na Fábrica Bhering!
O evento ‘Salve São Jorge 23’ propõe uma ocupação coletiva em celebração ao santo e se estende durante todo mês de abril. Nesta edição, mais de 100 artistas visuais participam com obras apresentadas em caixas de madeira, utilizadas como suportes expositivos individuais.
A proposta convida cada artista a criar dentro desse formato, promovendo uma ocupação diversa e integrada ao espaço coletivo.
📌 Rua Orestes, 28 – Segundo Andar – Santo Cristo